Hoje, não posso interrogar — sou eu
que afirmo
22 de agosto de 1994
Hoje, não posso interrogar — sou eu que afirmo:
eu pode-
ria escrever sobre os problemas do tempo em que vivemos
mas só poderia falar deles a partir do meu, do meu tempo,
des-datando, que é o modo como escovo o fato dessas ima-
gens
que, aos que tomam este caminho,
lhes falam constantemente da sua irrealidade. O mundo.
Mas qual? No meu
combatem-se
existentes poderosos contra reais talvez inviáveis — o «é as-
sim» dos cínicos contra o «tenhamos um amor comum», de
Eckhart.
Basta atravessar a rua para encontrar o nosso tempo, basta-
-me voltar atrás para me encontrar no meu. Algures, no meu
corpo, entre atravessar e voltar atrás, houve o embate das
imagens.
Da televisão que vejo ao texto que escrevo, a distância é
incomensurável.
Não preciso carregar no botão para encontrar nos textos
que eu der a ler, inapagáveis, imagens próprias e não eféme-
ras — se os olhos de quem os ler forem também inapagáveis.
No tracejado desse inapagável, formam-se olhos que são es-
pelhos para as imagens reais de todos o territórios nómadas
que criamos, e vamos trocando entre eles e nós.
Lembro-me, a propósito de imagens, da frase de uma can-
ção que ouvi há anos:
«se eu fosse aquela em quem tu pensas, a quem tu tens
amor...»
22 de agosto de 1994
Hoje, não posso interrogar — sou eu que afirmo:
eu pode-
ria escrever sobre os problemas do tempo em que vivemos
mas só poderia falar deles a partir do meu, do meu tempo,
des-datando, que é o modo como escovo o fato dessas ima-
gens
que, aos que tomam este caminho,
lhes falam constantemente da sua irrealidade. O mundo.
Mas qual? No meu
combatem-se
existentes poderosos contra reais talvez inviáveis — o «é as-
sim» dos cínicos contra o «tenhamos um amor comum», de
Eckhart.
Basta atravessar a rua para encontrar o nosso tempo, basta-
-me voltar atrás para me encontrar no meu. Algures, no meu
corpo, entre atravessar e voltar atrás, houve o embate das
imagens.
Da televisão que vejo ao texto que escrevo, a distância é
incomensurável.
Não preciso carregar no botão para encontrar nos textos
que eu der a ler, inapagáveis, imagens próprias e não eféme-
ras — se os olhos de quem os ler forem também inapagáveis.
No tracejado desse inapagável, formam-se olhos que são es-
pelhos para as imagens reais de todos o territórios nómadas
que criamos, e vamos trocando entre eles e nós.
Lembro-me, a propósito de imagens, da frase de uma can-
ção que ouvi há anos:
«se eu fosse aquela em quem tu pensas, a quem tu tens
amor...»
Hoje, não posso interrogar — sou eu que afirmo:
que ouço na rua as patas dos cavalos; que vou sair;
que vou pentear-me;
que vou vestir o casaco;
que está um dia nublado;
que há tantos outros (não os outros) que existem, que-
rem ser reais,
e não morrer.
Afirmo que ir sair e não querer morrer me parece, de
súbito, uma espécie de constituição das imagens como se ne-
las houvesse uma certa matéria consciente e imperecível para
lá do corpo que a si própria perguntasse de que modo trazer o
que é vida corrente para o invisível não tomado pela morte.
Não posso perguntar. A escrever tenho de saber, na maior
das certezas.
Maria Gabriela Llansol, in “Inquérito às quatro confidências",Ed. Relógio d´Água,1996
Hoje não posso interrogar, sou eu que afirmo que a poesia tem sempre razão. Um mundo sem poetas era um mundo incompleto. E nesta completude está a voz de Gabriela Llansol que deixou uma obra que se descobre mais e mais neste espaço de tanta e tão selecta poesia. O poema deste post demonstra a capacidade introspectiva e de anáilise desta genial poeta.
ResponderEliminar...Maria Gabriela Llansol...
ResponderEliminarUma mulher-poeta, à parte. Pareceu sempre que não pertencia ao mundo dos mais.
Genial em alguns momentos da sua prosa poética, ou mesmo nos seus próprios poemas. Noutras, talvez por uma certa predisposição para a melancolia, navegou em águas mais calmas, junto a uma rotina simplificável. Altos e baixos, numa das maiores escritoras contemporâneas.