Encontro começa dentro de oito dias na Alemanha com dezenas de portugueses
Entre os 10 mil participantes, 40 portugueses já têm entrada garantida |
O maior festival de Tecnologia, Ciência e Cultura Digital, o Campus Party Europe in Berlin, começa dentro de oito dias. No encontro que se realiza de 21 a 26 de Agosto, entre os 10 mil participantes, 40 portugueses já têm entrada garantida.
Cada um dos participantes portugueses recebeu a sua entrada e alojamento gratuitamente através da iniciativa The Big Think - Ideias para a Agenda Digital Europeia. Este desafio propunha aos jovens que reflectissem sobre o futuro da Europa, enviando através do twitter, as suas ideias. Em Portugal e no resto da Europa, essas ideias foram analisadas por um painel de especialistas das universidades parceiras e as melhores propostas valeram aos seus autores o acesso gratuito ao encontro.
O grupo de portugueses que se prepara para viajar até à capital alemã é constituído por 26 jovens selecionados no Instituto Superior Técnico de Lisboa e nove na Universidade de Évora, acompanhados por cinco representantes das duas instituições de ensino superior.
“Foram convidadas algumas universidades portuguesas, de norte a sul do país, para se tornarem parceiras do Campus Party Europe, mas só o Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade de Évora é que conseguiram reunir apoios para financiar a viagem dos seus alunos selecionados”, conta Rui Vila-Chã Baptista, embaixador do Campus Party Europe em Portugal.
Estão agendadas 500 horas de actividades |
A maior dificuldade destes jovens universitários durante o festival deverá ser a escolha das palestras a assistir ou dos workshops a frequentar, pois estão agendadas 500 horas de actividades, distribuídas por 16 palcos dedicados a conteúdos específicos e protagonizadas por cerca de 450 oradores. Entre estes pode-se encontram nomes de referência mundial em diversas áreas, como Sir Tim Berners-Lee, considerado o inventor da Internet; Paulo Coelho, escritor brasileiro e autor de vários best sellers; Mark Surman, director executivo do Mozilla; Jon “Maddog” Hall, da Linux Internacional, e a Vice-Presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital Europeia, Neelie Kroes.
Para além desta experiência, os participantes portugueses, à semelhança dos restantes, terão ainda a oportunidade de mostrar o seu talento em desafios que serão lançados ao longo da semana. Estarão em jogo 65 mil euros em prémios, disputados em vários jogos electrónicos. Nas dezenas de workshops os participantes poderão aprender a programar robôs ou a criar novas aplicações para smartphones.in " CiênciaHoje", em 14/08/2012
Sobre o festival
O Campus
Party é o maior festival global de tecnologia, onde milhares de campuseros
(hackers, developers, gamers e geeks), equipados com os seus computadores
portáteis, acampam nas instalações do evento, rodeados por um ambiente único.
Desde 1997, o Campus Party tem vindo a tornar-se numa comunidade global de mais
de 210 mil jovens de toda a Europa, dos Estados Unidos e da América Latina,
apaixonados por tecnologia, que colaboram, aprendem e promovem a inovação.
Actualmente, há edições anuais que têm lugar em São Paulo (Brasil), Bogotá
(Colômbia), Valência (Espanha), Quito (Equador) e Cidade do México (México),
para além das edições especiais European, Millenium e Ibero-América. O Campus
Party Europe in Berlin será o primeiro a decorrer na Alemanha.
Estará aqui neste lugar, nestes programas, nestas horas o futuro de muitos, muitos jovens portugueses, ou só de uma parcela demasiado ínfima?!...
ResponderEliminar