“Ele mudou a maneira de o homem dançar. Antes, era só um suporte. Todos os que vieram depois foram influenciados", afirmou Dalal Achcar, amiga de Nureyev e de Margot Fonteyn (1919-1991)
A 6 de Janeiro de 1993 faleceu Rudolf Nureyev, bailarino e coreógrafo russo.Foi considerado e aclamado um dos maiores bailarinos do sec. XX.
Recordamo-lo com a sua companheira de muitos espectáculos ao longo de uma fulgurante carreira artística, a prima ballerina inglesa, Margot Fonteyn. Durante anos, formaram um par de excelência, ovacionado nas salas de todo o mundo por onde apresentaram momentos de grande qualidade , de sublime talento.
Recordamo-lo com a sua companheira de muitos espectáculos ao longo de uma fulgurante carreira artística, a prima ballerina inglesa, Margot Fonteyn. Durante anos, formaram um par de excelência, ovacionado nas salas de todo o mundo por onde apresentaram momentos de grande qualidade , de sublime talento.
Ei-los num inesquescível "Pas de deux - Swan Lake, Act 4 - " de Tchaikowsky, em 1966.
"Tem de ser fiel àquilo que faz. Dançar é o que eu faço.", repetia Nureyev
Nurevey & Fonteyn: A 20th Century Love Affair
"Nascido na
União Soviética, a 17 de Março de 1938, Rudolf Khametovich Nureyev viria a
evadir-se para o Ocidente, onde alcançou uma carreira fulgurante na dança, e
faleceu a 6 de Janeiro de 1993, em França, vítima de sida, aos 54 anos.
Dançou
nalguns dos palcos mais importantes do mundo e com grandes bailarinas, como
Margot Fonteyn, Eva Evdokimova e Veronica Tennant, e foi convidado para
director do Ballet da Ópera de Paris em 1983, continuando também a dançar.
Rudolf
Nureyev apresentou-se em Portugal, pela primeira vez, em Junho de 1968, com
Margot Fonteyn, para dançar Giselle, no Teatro de São Carlos, em Lisboa e no Coliseu do Porto. Regressou em Julho de 1991, para um espectáculo no Coliseu
dos Recreios, também em Lisboa.
“Era uma personalidade muito forte e difícil. Podia magoar alguém com extrema facilidade. Tinha charme incrível. Era extraordinariamente inteligente. Se achasse que a variação não estava boa, repetia uma, duas, sete, oito vezes, até que ficasse perfeito. Trabalhava doze ou mais horas por dia . Foi o único bailarino que vi dizer: 'Maestro, o senhor não está tocando no tempo certo. Não posso dançar nesse tempo'", declarou Dalal Achcar, amiga de Nureyev e Dame Margot
Fonteyn (1919-1991)."
Apresentamos um outro registo cujas legendas são feitas com as seguintes palavras:
"Nureyev and Fonteyn - without question the most convincing on stage relationship of all time. Sometimes by chance paths cross, talent combines and magic happens. This is the story of this unlikely pairing. Rudolf Nureyev - a 20 year old Russian exile and Margot Fonteyn - the already renowned English prima ballerina. Neither age difference nor culture restrained their pure charisma when dancing together.
And so it is that they should perform Romeo and Juliet - Fonteyn as the fragile, the vulnerable, the delicate and Nureyev as her intensely handsome and strong protector.
Nureyev and Fonteyn - a rare and enchanted coupling.
The background music is the Spartacus Adagio by Aram Khachaturian and Sergei Prokofiev's Romeo and Juliet. The ballet footage is La Corsaire filmed in 1963 by Royal Ballet at Royal Opera House and the balcony scene from Romeo and Julliet filmed in 1963 again by Royal Ballet at Royal Opera House."
Não sei se era uma personalidade forte e difícil.
ResponderEliminarVi-o uma vez, numa noite de Junho de 1968. Passeava-mos, ambos sozinhos, e em sentidos opostos, nos Restauradores. Não me recordo se trocámos alguma palavra. Naquele fugaz encontro, deu-me um autógrafo no meu caderno de matemática. Do Rudolf Nureyev sabe-se a sua história. Do meu caderno de matemática, com o seu autógrafo, nada sei...