A Fundação Calouste Gulbenkian promoveu a 14 e 15 de Fevereiro, o Festival Débussy. Tendo como pano de fundo as comemorações dos 150 anos do nascimento de Claude Debussy, o Festival Debussy+ apresentou dois concertos dirigidos pelo compositor Marc-André Dalbavie e o espectáculo Le Martyre de Saint Sébastien, que cruza fragmentos do filme Teorema de Pasolini com o texto original de Gabriele D’Annunzio. Este concerto é um retrato da música de Dalbavie inspirada em Debussy, incluindo uma estreia mundial de uma orquestração das canções de Debussy inspiradas em temas populares.
Na sequência deste evento , recordamos também este compositor francês com "Sirènes" (Sereias) terceiro e último movimento da obra Nocturnes (1898/1899).
Na sequência deste evento , recordamos também este compositor francês com "Sirènes" (Sereias) terceiro e último movimento da obra Nocturnes (1898/1899).
Os Nocturnes de Debussy estão na base do mito da música impressionista. Eles apresentam o mesmo princípio que o compositor já defendia para orquestração." Eu desejaria para a música uma liberdade que lhe é talvez mais inerente que a qualquer outra arte, não se limitando a uma reprodução mais ou menos exacta da natureza, mas às misteriosas correspondências entre a Natureza e a Imaginação. Não existe teoria. É necessário somente ouvir. Prazer, esta é a lei..." Claude Debussy (1862-1918) um dos compositores mais importantes de seu tempo.
A música de Debussy afirmou-se pela recusa em copiar e seguir os padrões musicais da sua época. Foi um inovador.
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