sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Ao Luar com Beethoven

  

De Ludwig van Beethoven " Sonata ao Luar", sob 300 telas que cobrem, com extraordinária beleza, esta magnífica composição deste genial  compositor , de quem se acaba de celebrar o 250 º  aniversário do seu nascimento.
Há quem afirme que " a  trajectória estética de Beethoven pode ser compreendida principalmente nas sonatas para piano, quartetos de cordas e sinfonias. Nelas encontramos um respeito pelas tradições de seu tempo, consolidando as regras do Classicismo do ponto de vista formal, mas apostando em transfigurá-las, adaptando-as às suas necessidades expressivas, e finalmente, propondo uma realidade artística jamais experimentada antes dele. 
A famosa Sonata ao Luar (nº 14) mostra uma disciplina harmónica que valoriza as conquistas tonais do Classicismo, ao mesmo tempo que revoluciona as “regras” da época no que tange à organização formal. Ao invés de um primeiro movimento alegre, respeitando os preceitos da forma sonata (a principal estrutura utilizada pelos compositores do período clássico), ele nos convida a uma livre fantasia em que o lento pulsar rítmico dá ensejo a uma dolente melodia e uma sequência harmónica que se desenvolve paulatinamente, deixando-nos experimentar seu sabor, compasso a compasso. O rápido e jocoso scherzo transforma-se em algo singelo e gracioso, enquanto o último movimento manifesta a característica beethoveniana de valorizar sobremaneira a força rítmica e seus desvios de pulso.”

Sem comentários:

Enviar um comentário