domingo, 19 de abril de 2020

Ao Domingo Há Música

Cabeças grisalhas anónimas
George Steiner e Doris Lessing
( cabeças grisalhas famosas  da Literatura)
                     

                              O sábio é aquele que com tudo se espanta.
                                              André Gide, " Les Nourritures terrestres"
 
Sei que não sei se a vida ainda tem tempo para que não esqueça tudo o que aprendi. Sei que não sei se alguém se lembrará de tudo o que a vida lhe deu. Dos momentos grandiosos que lhe foram oferecidos por vozes  que não têm idade. Essas nunca serão apagadas, discriminadas , obliteradas. São intemporais. Saibam ou não saibam , queiram ou  determinem  os senhores que  governam o nosso mundo Não há quem possa proibir o outro pelo critério da idade, por ter vivido muito ou pouco. Por estar vivo. A vida é uma passagem . O ser humano nasce do pó e a ele retorna. A todos o mesmo fim após um igual início. Reter entre muros quem já viveu muito é lançá-lo ao degredo  ;  é condenar o mundo à tristeza de uma vida curta. Um objectivo estreito e ignóbil.  Um crime de dimensão infinda. 
Todos os registos que vamos ouvir não teriam ocorrido se  a vida se medisse apenas pela sua duração. Todas estas vozes trazem o sabor mágico do tempo. O fascínio, a beleza , o talento , a sabedoria são nelas a marca de uma longa vida que as tornou insubstituíveis, seres únicos .

A bela voz de Miriam Makeba , (Mama Africa), em The Retreat Song , no Graceland Concert, promovido por Paul Simon, na África do Sul. 
Licenciado ao YouTube por BMI - Broadcast Music Inc., Warner Chappell e  sociedades de direitos musicais.

 A voz magnífica de Etta James acompanhada por  The Roots Band , em  I'd Rather Go Blind, 2001.

A incomparável voz de Ray Charles com  The Voices Of Jubilation, em Oh, Happy days.

Sem comentários:

Enviar um comentário