No Blog, “La République des Livres”, Pierre Assouline refere que o escritor queniano, Ngugi wa Thiong’o, está na lista dos seleccionados e será provavelmente o vencedor do Prémio Nobel de 2010. Baseia-se numa informação divulgada por Michael Orthofer, critico literário, no site The Literary Saloon. Orthofer é um dos críticos mais atentos a tudo o que se publica e critica no mundo. No ano passado, foi o primeiro a anunciar com muita antecedência que seria Herta Muller a premiada.
Quanto a Ngugi wa Thiong’o, nascido no Quénia , em 1938, tem toda a sua obra ( romances, peças de teatro, ensaios , livros para crianças) escrita em kikuyu e inglês, pelo que é mais divulgada e conhecida no mundo anglófono. Muitas informações sobre a sua obra e vida podem ser obtidas nesse site e no site do escritor.
Entretanto, o Secretário permanente da Academia Sueca , Peter Englund, disse à Associated Press que a Academia já decidiu quem será distinguido com o Prémio Nobel da Literatura 2010, mas o nome só será revelado , amanhã, dia 07 de Outubro. O anúncio está marcado para as 11,00, em Estocolmo. Peter Englund sublinhou que não há nenhuma agenda a cumprir, mas reconheceu que os decisores lidam com um problema de « preconceito inconsciente» e que lhes é mais fácil "estabelecer uma ligação com os escritores europeus ". O poeta sírio Adonis, o romancista norte-americano Philip Roth e a escritora Joyce Carol Oates estão sempre entre os mais fortes palpites, embora este ano, o jornal britânico “ The Guardian” cite uma casa de apostas que dá boas hipóteses também ao poeta sueco Tomas Tranströmer e ao polaco Adam Zagajewski.
Quem será, sabê-lo-emos amanhã. Até lá.
Artigo elaborado em informações dos órgãos de comunicação escrita.
Sem comentários:
Enviar um comentário