domingo, 28 de fevereiro de 2021

Ao Domingo Há Música

Quero
Nos teus quartos forrados de luar
Onde nenhum dos meus gestos faz barulho
Voltar.
E sentar-me um instante
Na beira da janela contra os astros
E olhando para dentro contemplar-te,
Tu dormindo antes de jamais teres acordado,
Tu como um rio adormecido e doce
Seguindo a voz do vento e a voz do mar
Subindo as escadas que sobem pelo ar.
Sophia de Mello Breyner Andresen, CoralEditorial Caminho , 2003

Uma voz para duas grandes canções.  A beleza e a magnitude destas duas composições perder-se-iam sem uma   interpretação maior. 
Como um rio adormecido e doce   que  sobe para nos encantar,  fica a voz luminosa de Sissel Kyrkjebø, conhecida também apenas como Sissel, uma cantora norueguesa considerada como uma das melhores e mais talentosas sopranos do mundo. 

Sissel, em "  Pie Jesu - Requiem", de  Andrew Lloyd Webber.
Andrew Lloyd Webber começou a escrever música como uma maneira de lidar e expressar a dor. Quando ele terminou o Réquiem, dedicou-o ao seu pai que faleceu em 1982. Webber's Requiem é a sua composição mais pessoal e o único trabalho clássico completo. Foi apresentado pela primeira vez em Nova York, na Igreja de St. Thomas, em 25 de Fevereiro de 1985, com o maestro Lorin Maazel, a soprano Sarah Brightman (com quem, na época, era casado), o tenor Placido Domingo e o filho soprano Paul Miles-Kingston. Em 1986, Requiem de Lloyd Webber ganhou um Grammy de Melhor Composição Clássica Contemporânea .  "Pie Jesu" ficou entre as 10 melhores nas tabelas  musicais britânicas, ganhando o Requiem a Certificação prata pela Indústria Fonográfica Britânica
   
Sissel , em  "Going Home", canção baseada no famoso tema "Largo" do compositor tcheco Antonin Dvorak da sua Sinfonia nº 9 (From the New World), Op. 95. Esta sinfonia foi composta enquanto ele estava na América e foi interpretada pela primeira vez pela Filarmónica de Nova York no Carnegie Hall, em 16 de Dezembro de 1893.  Considera-se que  Dvorak  se inspirou nas  melodias folclóricas americanas, especialmente afro-americanas ou indianas americanas. A letra de "Going Home" foi escrita por um dos alunos de Dvorak, William Arms Fisher (1861-1948), que adaptou e organizou o tema Largo e acrescentou  as suas próprias palavras em " forma de um espiritual negro". Esta canção ficou especialmente conhecida como espiritual, após a morte do presidente americano Franklin D. Roosevelt, na década de 1940.
     
Eis o que Fisher escreveu na partitura publicada de sua canção, "Going Home" (Oliver Ditson Company): 
‎"O Largo", um solo assombroso, é o apelo da saudade de casa de Dvorak, com algo da solidão dos horizontes distantes da pradaria, a ténue memória dos dias passados do homem vermelho e um sentido da tragédia do homem negro enquanto canta "espirituais". É também a expressão comovente dessa nostalgia da alma que todos os seres humanos sentem. O tema de abertura lírica do "Largo" deve sugerir espontaneamente as palavras "Ir para casa, ir para casa" e as linhas que seguem a melodia devem assumir a forma dos acordes do espiritual negro com a génese da sinfonia." - William Arms Fisher, Boston, 21 de Julho de 1922.

Sem comentários:

Enviar um comentário