quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Parabéns, Mãe!

 

Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe.
James Joyce
Os braços de uma mãe são feitos de ternura e os filhos dormem profundamente neles.
Victor Hugo

Não queria começar pelo estado do mundo. Não, querida mãe. Hoje era o dia  do seu aniversário. Ao longo da sua vida viveu um difícil  tempo de após guerra mundial e soube como o mundo foi hediondo durante a segunda guerra mundial. O Homem não tem memória e repete-se em vil e tenebrosa acção. Vivemos tempos  muito  tempestuosos com várias partes do mundo em perigosas guerras. Uma delas na nossa velha Europa. Essa, querida mãe, é uma guerra dura sem explicação para os tempos hodiernos. A ilimitada gula de um homem pelo poder  leva-o a   invadir  e destruir um  outro país vizinho e soberano. Uma atrocidade para a  heroica Ucrânia e a mais infame vileza de  Putin, o hediondo invasor, governante russo . 
Tenho a certeza de que as lágrimas lhe correriam ,com abundância , perante as imagens que os media vão divulgando. São imagens terríveis.  Tudo isto compõe o nosso mundo de agora.
Que falta nos faz a sua presença. Seria tudo mais fácil  e o dia de hoje dar-nos-ia a oportunidade de nos agregarmos em torno da mãe. Como era e sempre foi fácil mimá-la. 
Neste dia, cultivávamos a celebração da vida pela vida. A mãe sempre nos ensinara a celebrar essa dádiva maior: A vida. E pela vida, fomos aprendendo a justeza desse louvor.  Era a mãe a maior impulsionadora. Cobria-nos de surpresas sempre que um aniversário eclodia. E num gesto de ternura  , como lhe era característico, reunia todos em uníssono festejo. 
O sorriso era uma constante  no seu rosto. Um sorriso que vinha de dentro e que nos aquecia e fortificava. 
Não sei se igual sorriso terei tido e tenho  para meus filhos e netos. Mas sei que tentei caminhar no seu rasto. A sua imagem não esmorece no meu coração.
Sei também  que todos nós, seus filhos, sentem os seus braços de terna protecção como o modelo  que se fez e faz luz na vida de cada um.   
Que saudade, querida mãe. Os nossos parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário