Laudate Dominum omnes gentes
Laudate eum, omnes populi
Quoniam confirmata est
Super nos misericordia eius
Et veritas Domini manet in aeternum
Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto
Sicut erat in principio, et nunc, et semper
Et in saecula saeculorum
AmenLivro dos Salmos
(Louvai o Senhor, todas as nações;Louvai‑O, todos os povos.Porque firme e eterna éSobre nós a sua misericórdia,E a verdade do Senhor permanece para sempre.Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo,Como era no princípio, agora e sempre,E pelos séculos dos séculos.Amen.)
Os dois magníficos trechos que compõem a selecção musical deste domingo são de Wolfgang Amadeus Mozart .
Mozart regressa sempre a este espaço. Ouvi-lo, (re)escutá-lo será sempre uma celebração inacabada. Nele, há tanto para festejar que será impossível não o trazer, não o fruir, não o redescobrir e não ser evocado por vidas vindouras que ultrapassam a nossa finitude.
Laudate Dominum, de Wolfgang Amadeus Mozart, pelo Bel Canto Choir Vilnius. A interpretação a solo é de Lina Dambrauskaite, com Raminta Gocentiene ao piano. Este registo faz parte do espectáculo ao vivo "An Evening With Bel Canto", em St. Catherine Church , a 6 de Novembro de 2010, em Vilnius, Lituânia.
Laudate Dominum , o texto faz parte do Livro dos Salmos que eram originalmente cânticos litúrgicos do Templo de Jerusalém. Este salmo, em particular, é um convite universal: todas as nações, todos os povos são chamados a louvar Deus.
É um salmo de abertura, de alegria, de comunhão porque carrega duas ideias centrais da espiritualidade bíblica:
• A misericórdia de Deus é firme e constante.
• A verdade de Deus permanece para sempre.
Por isso ele é usado em celebrações que querem expressar gratidão, esperança e unidade.
Mozart compôs este Laudate Dominum, em 1780, como parte das Vésperas Solenes de um Confessor (Vesperae solennes de confessore, K. 339). É um conjunto de seis movimentos litúrgicos escritos para a Catedral de Salzburgo. O Laudate Dominum é o quinto movimento — e é, de longe, o mais famoso. Mozart faz algo muito particular ao transformar um salmo curto e jubiloso numa oração profundamente serena e luminosa.
Laudate Dominum é uma mensagem universal porque o salmo fala de algo que atravessa culturas: a ideia de que a misericórdia e a verdade são forças que sustentam o mundo. Por isso, ele toca tanta gente, mesmo quem não é religioso.
Piano Concerto No. 23: II, Adagio , de Wolfgang Amadeus Mozart , por Hélène Grimaud.
" Hélène Grimaud considera o concerto em Lá maior “provavelmente o concerto mais sublime que Mozart já escreveu”, com um andamento lento que é “uma expressão extremamente profunda e dolorosa de anseio, onde se encontra o verdadeiro Mozart”. O concerto era indispensável para esta colaboração.
O concerto em Fá maior, K.459, é menos conhecido, mas possui uma vitalidade muito especial e um finale virtuoso que, para Grimaud, é “puro prazer pianístico”.
Além dos dois concertos, o álbum de Grimaud inclui a bela ária de concerto para orquestra, soprano e piano “Ch’io mi scordi di te”, cantada por Mojca Erdmann. A ária foi a declaração de amor de Mozart para a soprano Nancy Storace, sua Susanna na estreia mundial de “Le nozze di Figaro”. Foi composta em 1786, o mesmo ano do Concerto para Piano nº 23, com o qual aparece aqui.
Assista a Hélène Grimaud tocar o Adagio do Concerto para Piano nº 23 de Mozart."

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