domingo, 7 de dezembro de 2025

Ao Domingo Há Música

 Canção à Ausente

Para te amar ensaiei os meus lábios.
Deixei de pronunciar palavras duras.
Para te amar ensaiei os meus lábios!

Para tocar-te ensaiei os meus dedos...
Banhei-os na água límpida das fontes.
Para tocar-te ensaiei os meus dedos!

Para te ouvir ensaiei meus ouvidos!
Pus-me a escutar as vozes do silêncio...
Para te ouvir ensaiei meus ouvidos!

E a vida foi passando, foi passando...
E, à força de esperar a tua vinda,
De cada braço fiz mudo cipreste.

A vida foi passando, foi passando...
E nunca mais vieste!

Pedro Homem de Mello, in Segredo, Lello & Irmão Editores, 1953, Porto

Portugal tem vozes  com que podemos ensaiar os ouvidos. Habituá-los ao requinte do talento que germina por este país. Há  gente a cantar  com primorosa  musicalidade e ritmo. São vozes que sabem  chegar para lá do silêncio , numa junção de sedução e beleza.

Carminho, em  Canção à Ausente. Letra: Pedro Homem de Mello. Música: Carminho.
 
Sara Correia, em  Avisem Que Eu Cheguei. Letra: Carolina Deslandes. Música: Carolina Deslandes e Diogo Clemente.
 
Pedro Abrunhosa, em  Não Te Ausentes De Mim. Música: Pedro Abrunhosa. Letra: Pedro Abrunhosa.
Marco Rodrigues, em  A Minha Casa. Letra: Marco Rodrigues e Tiago Machado. Música: Tiago Machado. 
 
A Gaivota,  por Cristina Branco, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro, orquestração de Daniel Bernardes, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro Participativo, sob a direcção do Maestro Jan Wierzba, no espectáculo “Amália na América — além do fado”. Uma iniciativa ÉGIDE - Associação Portuguesa das Artes.

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