terça-feira, 6 de agosto de 2019

Há 74 anos

Hiroshima
(...)
Verão de quarenta e cinco
no dia seis de agosto.
Clareando as águas do delta
a aurora beija o teu rosto.
(...)
De repente nos teus ares
a Águia do Norte, o Falcão
e num segundo, em teus lares,
gritos, fogo, turbilhão.

O beijo carbonizando
a luz devorando o dia
a carne viva queimando
na instantânea agonia.

No céu... um avião se afasta
na voz... a missão cumprida
no chão... a dor que se arrasta
e  a  cidade  destruída. 
(...)
Manoel de Andrade , in Cantares
O Dia de Hiroshima é recordado anualmente a 6 de Agosto.
Lançamento da primeira bomba atómica
"Foi às 8h15 (hora japonesa) de 6 de Agosto de 1945 que se lançou em Hiroshima a primeira bomba nuclear do mundo sobre alvos civis. A bomba atómica de urânio apelidada de “Little Boy” saiu do bombardeiro B-29 norte-americano “Enola Gay” (o nome prestava homenagem à mãe do piloto do avião), caindo na cidade japonesa de Hiroshima, uma cidade portuária no oeste do país e uma importante base militar japonesa.
Cerca de 80.000 pessoas morreram e 35.000 ficaram feridas com a explosão. Pelo menos mais 60.000 morreram até ao fim do ano com o efeito da bomba.
Dos 90.000 edifícios da cidade restaram 28.000. Os incêndios espontâneos eram tantos que não se conseguiam contar. De 200 médicos na cidade, só 20 sobreviveram.
O governo da cidade tinha colocado centenas de raparigas estudantes a trabalhar na rua limpando faixas de fogo em caso de ataques com bombas incendiárias. Todas estavam em campo aberto quando o Enola Gay deixou cair a sua pesada carga.
Comemorações do dia
A 6 de Agosto, a população de Hiroshima recorda as vítimas e os sobreviventes da queda da bomba nuclear. Os sinos da cidade tocam às 8h15 e a população faz silêncio em memória das vítimas. Também são lançados pombos, símbolos da paz, e são contados relatos de sobreviventes, entre outras iniciativas. Representantes de vários países fazem parte da cerimónia anual." Calendarr

Sem comentários:

Enviar um comentário