domingo, 25 de agosto de 2019

Ao Domingo Há Música

Claustro do Convento de Santa Maria Novella, Florença
Jardins de Salzburgo
“ […] Acontece-me, por vezes, ao voltar de uma dessas curtas tréguas que nos deixa a luta comum, pensar em todos os recantos da Europa que conheço bem. É uma terra magnífica, feita de sacrifícios e de história. Revejo as peregrinações que fiz com todos os homens do Ocidente. As rosas nos claustros de Florença, as tulipas douradas de Cracóvia, o Hradschin com os seus paços mortos, as estátuas contorcidas da ponte Karl sobre Ultava, os delicados jardins de Salzburgo. Todas essas flores, essas pedras, essas colinas e essas paisagens onde o tempo dos homens e o tempo da natureza confundiram velhas árvores e monumentos! A minha memória fundiu essas imagens sobrepostas para delas formar um rosto único: o da minha pátria maior."
Albert Camus, in Cartas a um Amigo Alemão, Carta Terceira (Abril de 1944), Livros do Brasil, Lisboa
Praga, República Checa
Catedral de Milão, Itália
Uma Europa  que não pode  esquecer a beleza paisagística e a riqueza cultural como património distintivo de um humanismo  que se singularizou no  bem acolher a quem a visita e procura.
Li e ouvi, há alguns meses,  por causa do trágico incêndio de Notre Dame, que somos todos Paris. É tempo de reassumir que somos ,por excelência e por devir , todos Europeus.  Numa época de Brexit(s), de fundamentalismos  segregacionistas , de rejeição do outro que vem acossado pela servidão ,  pelo medo, compete a todos e a cada um fazer emergir a alma do acolhimento, da compaixão, da tolerância , da Liberdade - a alma europeia. 
E  porque é tempo de uma trégua mais prolongada de Livres Pensantes, deixamos, em jeito de um " Até sempre", algumas peças musicais de grandes compositores europeus, que se tornaram icónicas.
Assim é a Europa , pátria maior, que nos permite  apresentar génios   da Alemanha, da República Checa, da Áustria  e  de Itália.
Que nos una, nos comprometa e nos deleite.

De Ludwig  van Beethoven,Fantasia in C Minor, Op. 80, "Choral Fantasy": I. Adagio por Martha Argerich, sob a direcção do Maestro Seiji Ozawa e a Mito Chamber Orchestra.
Licenciado ao YouTube por WMG; UMPG Publishing e uma sociedade de direitos musicais.

Gautier Capuçon, em Song to the moon  de  Antonín Dvořák, em "Rusalka", no  Concerto de Paris , a  14 de  Julho de 2019 , na Tour Eiffel, com  Alain Altinoglu e a Orchestre National de France.
Filmado por  François Goethgebeur para a France2 TV / Stéphane Bern / ElectronLibreProduction
Khatia Buniatishvili interpreta Franz Schubert, em Impromptu No. 3 in G-Flat Major, Op. 90, D. 899.
Wolfgang  Amadeus  Mozart pela virtuosa Mitsuko Uchida  , em  Piano  Concerto K. 271, acompanhada pela Mozarteum Orchestra, regida pelo Maestro Jeffrey Tate, na Opéra de Berlim.

The Three Tenors,  José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti, em Brindisi ("Libiamo ne' lieti calici")-La Traviata, de Giuseppe Verdi, num Concerto de  1994.

Sem comentários:

Enviar um comentário