Canto porque as palavraspassaram cegas à esperada luz da minha cançãoAlberto de Lacerda, Merenda I
Para que a luz dê voz às palavras , o apontamento musical deste domingo recorda grandes nomes que ficaram gravados no repertório mundial da Música , do Canto...da Arte.
Vangelis & Irene Papas, em Oh , My Sweet Springtime .
Vangelis era um compositor grego conhecido pelos temas de música electrónica. Faleceu no dia 17 de Maio de 2022. Irene Papas era uma actriz e cantora grega
Irene Papas, nasceu em 1926 perto de Corinto, na Grécia. Oriunda de uma família de intelectuais, iniciou-se no teatro, antes de dar os primeiros passos no cinema. Actriz e cantora famosa por suas atuações dramáticas e beleza austera, que lhe renderam papéis de destaque em filmes de Hollywood, bem como no cinema francês e italiano, ao longo de seis décadas. Morreu aos 93 anos, a 14 de Setembro de 2022
O Ministério da Cultura grego, aquando da sua morte, referiu o seguinte:
“Magnífica, majestosa, dinâmica, Irene Papas era a personificação da beleza grega nas telas do cinema e no palco do teatro, uma protagonista internacional que irradiava a identidade grega”, palavras da Ministra da Cultura, Lina Mendoni, em comunicado. O Primeiro Ministro Kyriakos Mitsotakis descreveu-a como uma fonte de “admiração e inspiração” para gerações de gregos.
Irene Papas tornou-se conhecida internacionalmente após as actuações em "Os Canhões de Navarone", em 1961, e "Zorba, o Grego", em 1964, contracenando com os astros de Hollywood, Gregory Peck e Anthony Quinn. Ao todo, ela participou em mais de 50 filmes. Como cantora também colaborou com VANGELIS.
Evanghelos Odysseas Papathanassiou, amplamente conhecido pelo seu primeiro nome "Vangelis", foi um músico e compositor grego que deixou uma marca indelével no mundo da música electrónica e ambiente. Nascido em 29 de Março de 1943 em Agria, uma pequena cidade perto de Volos, na Grécia, Vangelis demonstrou paixão pela música desde cedo, tornando-se um dos compositores mais influentes e respeitados da actualidade. Algumas das suas obras mais conhecidas incluem as trilhas sonoras de "Chariots of fire" (1981), "Blade Runner" (1982), "Missing" (1982), "1492 Conquest of Paradise" (1992) e "Alexandre" (2004), que foram vencedoras de Óscar. Mas, em vida, Vangelis não se limitou a compor para o cinema; ele também criou músicas para teatro, ballet, documentários, comerciais e eventos de moda e caridade. Infelizmente, Vangelis faleceu no dia 17 de Maio de 2022 em Paris, França, devido a complicações de uma infecção por COVID19.
Embora mais conhecido por composições musicais, Vangelis não se limitava à arte da música; também gostava de se expressar por meio da pintura e da escultura. Crescendo em Volos, Vangelis foi criado com o seu irmão Niko, quando a família se mudou para Atenas, onde o pai trabalhava no ramo imobiliário. De acordo com suas próprias memórias, Vangelis sempre foi fascinado por som e música, desde a mais tenra infância. Lembrava vivamente de que, quando criança, sempre batia em coisas para ver que tipo de som produzia, e já havia encenado um concerto público aos seis anos de idade! O seu fascínio pelo som é essencial para o compreender e à sua música.
Durante a longa carreira (abrangendo quase 60 anos), o seu trabalho recebeu o reconhecimento do público mundial e muitos prémios. No entanto, parecia que Vangelis sempre tentou deixar que a música prevalecesse sobre qualquer sucesso comercial. Desde os primeiros sucessos com grupos como The Forminx e Aphrodite's Child , às trilhas sonoras altamente aclamadas para filmes , Vangelis evitava a atenção do público para se concentrar na próxima criação artística.
Montserrat Caballé & Vangelis, em March With Me (Legendado).
March With Me é um tema com a força de um hino, interpretado por Montserrat Caballé, em parceria com o compositor grego, Vangelis." A composição é da autoria de Vangelis, e a voz de Montserrat Caballé soa-nos a algo sublime, uma absoluta absolvição. É um hino à paz ao amor"
Nascida em Barcelona, no dia 12 de Abril de 1933, Maria de Montserrat Bibiana Concepción Caballé i Folch foi uma das maiores sopranos da história.
Nascida no seio de uma família de fracos recursos económicos, conseguiu, apesar das dificuldades financeiras e graças a uma bolsa, estudar durante doze anos num conservatório de música da sua cidade natal. Concluiu o conservatório com distinção e ganhou uma medalha de ouro. Apesar do seu talento, teve dificuldades em se impor no panorama musical de Barcelona e decidiu emigrar. Assim, depois de estudar em Milão, Itália, Montserrat Caballé ingressou, em 1956, na Ópera de Basileia, na Suíça, fazendo a sua estreia em palco no ano seguinte ao interpretar Mimi da ópera La Bohème. Nos anos seguintes, participou em óperas como Tosca e Aida.
O seu primeiro grande êxito internacional, contudo, dá-se em 1965, no Carnegie Hall de Nova Iorque, ao fazer parte da ópera Lucrezia Borgia, de Donizetti. Caballé recebeu aplausos durante 25 minutos. Ainda nesse ano, actuou na Metropolitan Opera. O ano de 1972 ficou marcado pela estreia em duas salas míticas do mundo do espectáculo: o Scala, de Milão, e a Royal Opera House, em Londres.
A carreira de sucesso foi reconhecida com alguns prémios, caso da medalha de ouro da Generalitat da Catalunha (1982), o prémio nacional de música de Espanha (1988) ou o prémio Príncipe das Astúrias das Artes, em 1991, em conjunto com Victoria de los Ángeles, Teresa Berganza, Pilar Lorengar, José Carreras, Alfredo Kraus e Plácido Domingo.
Ao longo da sua carreira, interpretou mais de noventa personagens, desde a ópera barroca a peças de Verdi, Wagner, Puccini e Strauss. Participou em mais de quatro mil espectáculos e a sua versatilidade ficou clara quando se tornou a voz, com Freddy Mercury, dos Jogos Olímpicos de Barcelona. "Para o mundo da ópera foi uma verdadeira revolução", reconheceu mais tarde.
Entre 1992 e 2002, Montserrat Caballé abandonou os palcos e o seu regresso, que aconteceu em Barcelona, ficou assinalado por uma ovação de mais de dez minutos.
Montserrat Caballé, que foi nomeada embaixadora da boa-vontade da UNESCO, criou uma fundação para ajudar crianças necessitadas da sua cidade natal.
Apesar de ser uma celebridade, a cantora não gostava de ser tratada por diva. "Parece parvo", disse numa das suas últimas entrevistas, em 2012.
Faleceu, em Barcelona, a 6 de Outubro de 2018.
Sem comentários:
Enviar um comentário