quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Assim escreveu


- Paul Valéry
"Acontece-me como a muitos , mas raramente, anotar o essencial do que assim me vem à ideia. São “ideias”, “assuntos”, como se diz , por vezes duas palavras , um título, um germe. Finalmente, acontece também que, voltando aos meus papéis, me ponha a escrever o que se tinha formado por si só na minha cabeça. Escrevo como se estivesse nisso o começo de uma obra. Mas sei que a obra não existirá, sinto que ignoro a direcção que tomaria, e que me aborreceria se me aplicasse a conduzi-la a algum objectivo bem determinado. Ao fim de algumas linhas ou de uma página, desisto tendo apenas captado pela escrita o que me tinha surpreendido, divertido, intrigado, e não me preocupo em exigir dessa produção espontânea que se prolongue, organize e complete, sob as exigências de uma arte. Aqui, intervém, aliás, a minha sensibilidade excessiva em relação à arbitrariedade."
Advertência aos “Fragmentos Narrativos”

- Marcel Proust
“ Não há talvez dia da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aquele que julgámos passar sem tê-lo vivido, aqueles que passámos com um livro preferido."
O prazer da leitura

- Miguel de Cervantes
"A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida."
Dom Quixote

- Raul Brandão
«Não só os sentimentos criam palavras, também as palavras criam sentimentos.(…) São a vida e quase toda a vida – a razão e a essência desta barafunda. É com palavras que construímos o mundo. (…) Mas agora que os valores mudaram, de que nos servem estas palavras? É preciso criar outras, empregar outras, obscuras, terríveis, em carne viva, que traduzam a cólera, o instinto e o espanto.»
Memórias

- Octavio Paz,
“ Pero aquello que vemos com los ojos de la memoria no es idéntico a aquello que vivimos: la vida es irrecuperable”
 Los pasos contados

- Albert Camus
"O  mundo deve hoje escolher entre o pensamento político anacrónico e o pensamento utópico. O pensamento anacrónico está em vias de nos matar. Por mais desconfiados que sejamos (e que eu seja), o espírito da realidade logo nos reconduz a esta utopia relativa. Quando essa utopia entrar na História, como sucedeu com muitas outras utopias do mesmo género, os homens chamar-lhe-ão realidade. É assim que a História não é senão o esforço desesperado dos homens para dar forma aos seus sonhos mais clarividentes." 
Actuais 

- Rousseau
“Essas horas de solidão e de meditação são as únicas do dia em que sou eu mesmo por inteiro e pertenço a mim sem distinção, sem obstáculo, e em que posso dizer de verdade que sou o que a natureza quis."
Confissões de um viajante

- Séneca
"A vida não é esperar que as tempestades passem, mas sim aprender como dançar debaixo da chuva"  
Pensamentos

Sem comentários:

Enviar um comentário