terça-feira, 5 de dezembro de 2023

A arte de tresler

 
A arte de tresler
por Eugénio Lisboa
“Antigamente, quando frequentei a escola e o liceu, aprendíamos a ler e a interpretar um texto. Actualmente, as escolas, insatisfeitas com aquela insignificância de ambição, ensinam vigorosamente a tresler. O texto está ali apenas como pretexto para dele tirarmos munições próprias para liquidar o autor que porventura não adira à “boa doutrina”. Não há nada tão fértil em exemplos desta Nova Hermenêutica (NH), como os comentários que fertilizam as redes sociais. É uma nova e refrescante arte de atirar sempre “ao lado”. A princípio, achei irritante, depois achei lamentável, a seguir, achei cómico, actualmente, acho trágico. É a arte de bem cavalgar todo o disparate, que El-Rei D. Duarte se esqueceu de glosar (o que eu fui dizer: vão acusar-me de querer restaurar a Monarquia!)
Tudo isto deve vir do estado calamitoso em que se encontra o nosso ensino (desculpem-me este termo dinossáurico: “ensino”), que atira cá para fora fornadas de gente muito diplomada mas escassissimamente qualificada. O que visa esta NH é ver no texto o que lá não está ou lá aparece sem qualquer relevância. Um exemplo: um comentador típico das redes sociais, posto diante do célebre soneto “Amor é fogo que arde sem se ver”, observará que Camões, em vez de se preocupar com a miséria das pessoas do seu tempo, gastou o seu talento com lamechices, sem qualquer interesse para a luta de classes. Outro exemplo: perante um texto cómico alusivo ao pânico de uma gente fina, reunida num acontecimento mundano, pânico causado pelo aparecimento inesperado de um rato, o comentador das redes sociais aproveitará para informar, a propósito de ratos, que acabara de comprar, num supermercado, um raticida que se revelara totalmente ineficaz, prova, se fosse preciso prova, da vigarice que é o capitalismo. São mais ou menos neste gosto, os comentários de texto oriundos desta fecunda NH. Não estou a exagerar. Não estou a caricaturar. Estou a fotografar com máquina fotográfica de alta fidelidade. Vejo, todos os dias, textos meus, publicados no DRN, comentados ao abrigo desta Nova Hermenêutica. Juro que, se eu, um dia, aqui falasse na Teoria de Relatividade, o facto de Einstein ter sido judeu, levaria imediatamente um Anónimo qualquer a garantir que eu estava a querer apoiar os massacres de Israel, na Palestina. Aposto singelo contra dobrado! Valerá a pena, garanto, relermos todos os grandes clássicos da Literatura Universal, apoiando-nos nos refrescantes ditames da NH.”
Eugénio Lisboa, em 04.12.2023

Sem comentários:

Enviar um comentário