domingo, 5 de abril de 2020

Ao Domingo Há Música

Escuta, escuta: tenho ainda
uma coisa a dizer.
Não é importante, eu sei, não vai
salvar o mundo não mudará
a vida de ninguém - mas quem
é hoje capaz de salvar o mundo
ou apenas mudar o sentido
da vida de alguém?
Eugénio de Andrade, " O sal da língua"

A música é talvez o melhor lenitivo do mundo. Ajuda  a salvar-nos. E quando isso acontece,  arrasta o Mundo.
Antonín Dvořák oferece-nos a Música . As palavras estão na voz  da soprano Ernestina Jošte, em "Songs My Mother Taught Me".
"Songs My Mother Taught Me" é a quarta das sete melodias que formam o ciclo Canções Ciganas (Cigánské melodie, B. 104/4, Op. 55/4), de Antonín Dvořák. Foram escritas para voz e piano em 1880, com letra em língua alemã de Adolf Heyduk, baseada em poemas folclóricos checos. O ciclo de canções foi dedicado ao admirador de Dvořák, o cantor de câmara vienense Gustav Walter. 
Ernestina Jošt é acompanhada pela Gimnazija Kranj Symphony Orchestra ,  sob a direcção do Maestro Nejc Bečan.
E ainda a voz de  Ernestina Jošt ,sob a direcção do Maestro  Erik Šmid, em Suo Gân. Trata-se  de uma cantiga tradicional de embalar,  de autor anónimo, recolhida pelo etnomusicólogo galês Robert Bryan (1858-1920).
Ficou mundialmente conhecida através do filme de Steven Spielberg , O Império do Sol, de 1987 que se baseia no livro de J.G. Ballard. É um dos filmes mais comoventes da  cinematografia spielbergiana.

1 comentário:

  1. DVORAK sempre foi um dos compositores mais apreciados por nós nesta casa. Destaco dele a Sinfonia do NOV MUNDO, por exemplo. Já a compôs nos Estados Unidos prque foi viver para lá, país que muito admirava

    ResponderEliminar