domingo, 26 de abril de 2020

Ao Domingo Há Música

Museu do Vaticano
"Talvez (...) se apurássemos o ouvido , ouvíssemos , no meio da balbúrdia dos impérios e das nações , como um fraco ruído de asas, a doce agitação da vida e da esperança. Dirão uns que esta esperança é trazida por um povo, outros por um homem. Eu creio que é , pelo contrário, suscitada, reanimada, sustentada por milhões de solitários cujas acções e obras, em todos os dias , negam as fronteiras e as mais grosseiras aparências da história, para fazer resplandecer fugitivamente a verdade sempre ameaçada que cada um, por sobre os seus sofrimentos e alegrias, constrói por todos."
                                      Albert Camus, "Discursos da Suécia "

Neste domingo, o apontamento musical é o espelho do que vai acontecendo pelo mundo . Vozes que se separaram, mas que se reagrupam  de longe e em uníssono, com um objectivo comum. Perante  uma peste que  mata e enferma,  ficamos confinados aos muros da nossa casa. Para que os seus tentáculos não nos tolham, há que enfrentar a vida. Médicos, enfermeiros  e todos aqueles que salvam e cuidam da vida permanecem nos hospitais afrontando-os. Outros tantos laboram para que possamos sobreviver .
As vozes que se apresentam saúdam todos esses grupos que labutam por nós e para nós.
O primeiro registo foi extraído do concerto "One World: Together At Home ",  promovido por Lady Gaga,  a 18 de Abril deste ano.
Céline Dion, Andrea Bocelli, Lady Gaga, Lang Lang, John Legend interpretam   "The Prayer" 

Os maestros Franco Dattola e Antonio Condello resolveram  envolver alunos e ex-alunos da Accademia Musicale di Canto Moderno de Reggio Calabria,(Italia),  agrupando-os num  grande coro virtual.
A proposta seria a interpretação da canção "Itália", escrita por Umberto Balsamo e interpretada pelo cantor calabrês Mino Reitano, no 38º Festival Sanremo, em 1988, que lhe deu o sexto lugar  .  Ao longo dos anos , a canção  tornou-se um hino para todos os emigrantes italianos no exterior.
A música foi reorganizada pelo Maestro Condello e cada coralista,  gravou,  em casa, a sua contribuição  enviando-a  através do telemóvel  para o  Maestro Dattola que fez a respectiva montagem.
Um coro constituído por  58 elementos, com solos de  17 vozes , sendo todos estudantes que estão longe da sua terra, Reggio Calabria. Bilbau, Londres, Nova York, Maurício e, em seguida, Milão, Turim, Bolonha, Florença, Roma, cada qual em sua própria casa, distante, mas unidos pela música e pelo seu país. A canção foi dedicada   a todos os médicos, enfermeiros e pessoal de saúde que trabalham actualmente em todos os hospitais, de norte a sul, e  aos  italianos  que vivem no exterior.

E, em ADIEMUS,  de Karl Jenkins,  um diferente registo, apuremos o ouvido para ouvir a doce agitação da vida que recuperaremos um dia. Uma fresca interpretação pelas belas e jovens vozes de  Karina Meekes & Kimberley Olijslager, acompanhadas por  Laurie Paul &Rudin Ponds e outros.
Audio recording:Pim Heutink. Audio editing, mixing & mastering:Simone Ewouds & Frits Maters.Video recording: ZSOM Omroep Groenlo.

Sem comentários:

Enviar um comentário