segunda-feira, 13 de maio de 2019

Novidades Literárias

INCM -Imprensa Nacional Casa da Moeda
"Uma Conversa Silenciosa, de Eugénio Lisboa, reúne 78 textos, breves ensaios sobre literatura, sobre escritores, sobre política cultural, sobre edição e editores. Ao longo de todos os ensaios perpassa a erudição do autor, o seu vasto conhecimento, não apenas das literaturas lusófonas mas também das literaturas de outras latitudes, nomeadamente de língua inglesa e francesa."

Relógio d’Água Editores
Maio
1 — Party | A Casa, de Agustina Bessa-Luís (prefácio de António Preto)
Duas obras de Agustina de que Manoel de Oliveira fez algum do seu melhor cinema.

2 — Trajectos Filosóficos, de José Gil
A filosofia abre caminhos, descobre atalhos de um a outro conceito e dentro de cada conceito. Às vezes tece uma rede vibrante de percursos. Do homem ao animal, da indiferença à inexistência de Deus, do destino à história, ou da máquina inteligente ao pensamento, inventam-se trajectos que, no meio do tumulto do mundo, lançam um facho de luz no escuro da noite.

3 — As Superpotências da Inteligência Artificial, de Kai-Fu Lee
Kai-Fu Lee, um dos mais respeitados especialistas mundiais em inteligência artificial (IA), revela-nos o modo como subitamente a China está a alcançar os Estados Unidos nesta corrida. O autor demonstra que, devido aos desenvolvimentos sem precedentes na área da IA, as mudanças que se avizinham serão muito mais rápidas do que julgamos e que terão impacto mesmo em empregos mais complexos, que outrora se pensou estarem seguros.

4 — Memórias, Sonhos, Reflexões, de Carl Gustav Jung
Trata-se de uma antologia de artigos e entrevistas do mais talentoso discípulo de Freud, e que elaborou uma das mais influentes teorias psiquiátricas do século XX. O livro foi escrito quando, aos 81 anos, Jung decidiu contar a história da sua vida.

5 — A Balada do Medo, de Norberto Morais
O autor de O Pecado de Porto Negro retoma personagens que parecem saídas do que de melhor produziu a literatura latino-americano de Onetti a García Márquez.

6 — Superinteligência, de Nick Bostrom
O autor, investigador em Oxford, examina um problema essencial do nosso tempo, a possibilidade humana de controlar a superinteligência antes de ser demasiado tarde.

7 — Sabes que Queres Isto, de Kristen Roupenian
Elogiado pela New York Times Book Review e autoras como Carmen Maria Machado e Miranda July, “Amante de Gatos”, um dos contos do livro, é, a par de Brokeback Mountain, o conto mais falado de sempre [The Guardian]. Foi também em 2017 o mais lido, tanto online como em papel, da The New Yorker. O conto capta o medo de se ser uma jovem mulher a viver em 2017, o que, entre outras coisas, implica uma desesperante necessidade de ser boa e simpática a todo o custo. O livro será adaptado a série de televisão pela HBO.

8 — Topologia da Violência, de Byung-Chul Han
Neste ensaio, o autor de A Sociedade do Cansaço procura expor as novas formas de violência que se ocultam sob o excesso de positividade. Em sua opinião, a violência tende a transformar-se de visível em invisível, de real em virtual, de física em psíquica, embora por vezes se continue a manifestar-se nas suas formas mais clássicas.

9 — Chico Caramelo e as Suas Ferramentas, de Chris Monroe
Em breve uma série da Netflix.

10 — Provocações (antologia), de Camille Paglia
O feminismo heterodoxo e combativo de Paglia continua a chocar os que mergulham na letargia do politicamente correcto. Mostra-se capaz de ter em conta os aspectos biológicos do ser humano, sem esquecer as dimensões sociais e culturais nem cair no conservadorismo.

11 — Saberás Quem Sou, de Megan Abbott
Um audacioso thriller sobre a família, que se desenrola na hipercompetitiva arena da ginástica. Assim como o já publicado Dá-me a Tua Mão, será adaptado brevemente à televisão.

12 — A Cortina da Senhora Lugton, de Virginia Woolf
Na sua cadeira Windsor, a senhora Lugton cose uma cortina junto à lareira, mas, quando adormece, os animais selvagens que decoram o tecido, livres de toda a vigilância, partem à aventura num mundo que só eles conhecem.

Junho
1 — O Abismo de Fogo: O Grande Terramoto de Lisboa, de Mark Molesky
O historiador norte-americano de Harvard escreveu a principal obra sobre o terramoto de Lisboa de 1755.

2 — Pessoas Normais, de Sally Rooney
O romance é apontado pelo The Guardian como "o fenómeno literário da década e um futuro clássico". O The Times considerou-o o melhor romance do ano. A autora, já considerada a voz de uma nova geração, mostra-se capaz de captar a linguagem do nosso tempo, descrevendo a relação de dois jovens irlandeses no liceu e na universidade. As suas ambições e decepções são descritas com inesquecível ternura. O livro obteve o prémio de livro do ano da Waterstones, foi finalista do Man Booker Prize e venceu recentemente o Costa Book Award 2018 na categoria de romance (Rooney foi a autora mais nova a vencer este prémio).

3 — Correspondências + Minhas Queridas, de Clarice Lispector
Nas suas cartas, a autora entreabre o seu “coração selvagem” aos leitores.

4 — Pensar sem Corrimão (antologia), de Hannah Arendt
Estes ensaios abordam temas que vão desde “Karl Marx e a Tradição do Pensamento Político Ocidental” até “Transições”, passando pelo totalitarismo e a violência na sociedade americana.

5 — O Estendal e Outros Contos, de Jaime Rocha
Uma antologia de contos do também poeta e dramaturgo Jaime Rocha.

6 — A Ciência de Interstellar, de Kip S. Thorne
A recente “exposição” de um buraco negro perdido no universo actualizou a importância do trabalho de Kip S. Thorne.

7 — O Pecado de Porto Negro, de Norberto Morais

8 — Agnes Grey, de Anne Brontë

9 — Shirley, de Charlotte Brontë

10 — Os Três Mosqueteiros, de
Alexandre Dumas

Newsletter - Folio



Mai 2019

Vous l'attendiez ? Vers la beauté de David Foenkinos est maintenant disponible en Folio !

Antoine Duris est professeur aux Beaux-Arts de Lyon. Du jour au lendemain, il décide de tout quitter pour devenir gardien de salle au musée d'Orsay. Personne ne comprend cette surprenante reconversion de la part d'un spécialiste de Modigliani. Qu'a-t-il vécu pour fuir ainsi ? Mathilde, la DRH du musée, est décidée à percer son secret.
« Un récit qui ne nous lâche plus, nous sidère, nous bouleverse. »
Bernard Lehut, RTL
« Comme dans Charlotte, quelque chose de lumineux, de vital se dégage de ce récit. Un roman puissant qui vous dévore »
Mohammed Aïssaoui, Le Figaro Littéraire


          EN SAVOIR PLUS            FEUILLETER LE LIVRE
Du même auteur en Folio
Charlotte de David Foenkinos La délicatesse de David Foenkinos Les souvenirs de David Foenkinos Le mystère Henri Pick de David Foenkinos
Nos séparations de David Foenkinos Le potentiel érotique de ma femme de David Foenkinos Je vais mieux de David Foenkinos
Découvrez aussi
Ils vont tuer Robert Kennedy de Marc Dugain La salle de bal d'Anna Hope Fugitive parce que reine de Violaine Huisman Boréal de Sonja Delzongle Plus jamais seul de Caryl Férey

Sem comentários:

Enviar um comentário