sexta-feira, 31 de maio de 2019

A tarefa da Filosofia

Introdução à História da Filosofia Ocidental 
por Bertrand Russell
"As concepções da vida e do mundo a que chamamos  " filosóficas" são produto de dois factores: um, herança de concepções religiosas  e éticas; outro, aquela investigação que pode ter o nome de "científica", usando o termo no sentido mais lato.Individualmente  os filósofos largamente divergiram na proporção destes dois factores nos seus sistemas , mas a presença de ambos em qualquer grau é o que caracteriza a filosofia. 
"Filosofia" é termo com vários sentidos, mais latos ou mais estritos. Usá-lo-ei no sentido lato que vou explicar.
Filosofai , como entenderei a palavra, é algo intermédio entre teologia e ciência. Como a teologia , consiste em especulações sobre matérias inacessíveis até agora ao conhecimento definido, mas como a ciência , apela para a razão de preferência à autoridade, quer da tradição quer da revelação. Todo conhecimento definido - assim o sustento - pertence à ciência; todo dogma , como o que excede o conhecimento definido, pertence à teologia.  Mas entre teologia e ciência  há uma terra-sem-dono, exposta ao ataque de ambos os lados: é a filosofia. As questões de maior interesse para espíritos especulativos raro têm resposta científica,  e as respostas confiantes de teólogos já não parecem tão convincentes como nos séculos anteriores. Estará o mundo divido em espírito e matéria, ou tem energias independentes? tem o Universo unidade ou fim? Evolve para algum objectivo? Há realmente leis da natureza, ou cremos nelas devido ao nosso inato amor da ordem? É o homem o que parece ao astrónomo, um pequeno conjunto de carvão impuro e água, a arrastar-se impotente sobre um pequeno planeta  sem importância? Ou é o que pensava Hamlet? Será as duas coisas ? Há um tipo nobre e um tipo baixo de vida , ou são todos meramente fúteis? Se um deles é nobre , em que consiste  e como realizá-lo? Deve o bem ser eterno para poder ser apreciado, ou merece procurar-se ainda quando o Universo caminhe inexoravelmente para a morte?Existe de facto a sabedoria ou não passa de requinte derradeiro de loucura? Não há resposta  em laboratório para tais questões.  Pretenderam teologias dar resposta , todas demasiado definidas, o que as torna suspeitas de espíritos modernos. Estudar essas questões , se não responder-lhes , é a tarefa da filosofia.
Mas então, dir-se-à, por que perder tempo com problemas insolúveis? Pode responder-se como historiador ou como homem em face do terror da solidão cósmica.
A resposta do historiador , tanto quanto posso dá-la , ver-se-à nesta obra. Desde que os homens  foram capazes de especular livremente, as suas acções em inúmeros aspectos importantes dependeram das suas teorias sobre o mundo  e a vida humana, assim como sobre o bem e o mal. Assim é hoje como foi antes. Para compreender uma idade ou uma nação  temos de compreender-lhe a filosofia, e para isso temos de ser em qualquer grau filósofos. Há aqui uma causalidade recíproca. As circunstâncias  da vida  do homem concorrem muito para determinar a sua filosofia, e reciprocamente , a sua filosofia determina em muito as suas circunstâncias . Esta interacção multissecular é o tópico das páginas seguintes.
Há no entanto uma resposta mais pessoal. A ciência diz-nos  o que sabemos , e é pouco; e se esquecermos quanto ignoramos ficaremos insensíveis a muitos factos da maior importância. Por outro lado, a teologia induz  a crer dogmaticamente que temos conhecimento onde realmente só temos ignorância, e assim produz uma espécie de impertinente arrogância  em relação ao Universo.A incerteza perante esperanças vivas e receios é dolorosa mas tem de suportar-se se quisermos viver sem o conforto de contos de fadas, Nem é bom esquecer  as questões postas pela filosofia , nem persuadirmo-nos  de que lhe achámos resposta indubitável. Ensinar a viver  sem certeza  e sem ser paralisado pela hesitação é talvez o mais importante dom de filosofia do nosso tempo a quem a estuda.
Filosofia, como distinta da teologia , começou  na Grécia , no século VI a. C. Depois foi de novo submergida pela teologia com a vinda do Cristianismo e a queda de Roma. O segundo grande período , do século XI ao XIV, foi dominado pela Igreja Católica, excepto alguns rebeldes , como o imperador Frederico II (1195-1250). Este período terminou pelas confusões que culminaram na Reforma. O terceiro  período,  do século XVII até hoje, é dominado , mais do que qualquer dos anteriores, pela ciência;  as crenças religiosas tradicionais continuam  a ser importantes mas necessitadas  de justificação e modificadas sempre que a ciência  o tornava imperativo. Poucos filósofos  deste período são ortodoxos do ponto de vista católico e o estado secular tem maior importância do que a Igreja nas suas especulações.[...]"
Bertrand Russell, in "História da Filosofia Ocidental, Volume I", Círculo de Leitores, Lisboa, 1979, pp.7-8

2 comentários:

  1. Tenho uma edição de 1957, editada no Brasil, em 3 volumes, pela Companhia Editora Nacional, de São Paulo, numa belíssima tradução de Brenno Silveira.Foi meu primeiro contato com a História da Filosofia quando cursava os primeiros anos de Direito e devorava as obras de Platão. Nunca me sobrou tempo para refazer sua leitura cujas sementes floriram e frutificaram alimentando as bases da minha cultura. Quantas obras nos deixam saudades, sobretudo aquelas que nos trazem os rastros da genialidade humana na cultura universal.

    ResponderEliminar
  2. Esta edição tem dois volumes. É uma excelente obra, aconselhável para todos: iniciantes, iniciados e amantes de Filosofia. Bertrand Russell sempre me encantou. De vez em quando, revisito-o. Um homem brilhante,um grande e íntegro pensador, com uma obra extraordinária, vestida pela intemporalidade.

    ResponderEliminar