domingo, 5 de maio de 2019

Ao Domingo Há Música

É domingo.
E aos domingos as árvores crescem na cidade,
e os pássaros, julgando-se no campo, desfazem-se
a cantar empoleirados neles.
Tudo volta ao princípio.
                      António Gedeão

Regressar. Retomar. Voltar ao princípio, ao dia primeiro desta ideia de registo partilhado. Um longo percurso que nunca fora pensado prolongar-se tanto no tempo. E tudo que se arrasta no tempo  expõe-se à precariedade, à erosão dos dias. Necessita de pausa , de se retemperar para  se não extinguir. 
Mas o homem é o homem e a sua circunstância. O apelo deste dia, o domingo , fez antecipar um regresso em maturação.
Aos domingos sempre se celebrou a música. A harmonia dos sons era a aposta para uma outra semana a começar.  E hoje , o dia traz-nos uma dupla celebração. Diz o calendário português  ser dia da Mãe. E diz o meu coração da saudade dos dias felizes com o sorriso ímpar da minha mãe.
E como há sempre um copo de mar/para um homem navegar ,  a escolha musical deste novo domingo é The Pray of the World , de Vangelis, nas magníficas vozes  de Montserrat Caballé e sua filha Montserrat Martí Caballé.  

O registo foi extraído  da Cerimónia de Abertura do 6th IAAF World Championships in Athletics, em 1997, em Atenas, no Panathenean Stadium.  Vangelis Papathanasiou foi o responsável pelo  conceito da cerimónia  e da direcção artistíca e musical.
SME (em nome de RCA Victor - Munich); LatinAutor, EMI Music Publishing, UBEM, LatinAutor - SonyATV e 7 sociedades de direitos musicais.

2 comentários:

  1. Que bom você ter voltado..., trazendo nesse reencontro os versos de Gedeão e a suavidade musical naquele recanto milenar da história. É o retorno da filha à casa paterna, trazendo toda a prodigalidade da tua cultura. Depois de “um longo percurso” regressas ao espaço que criaste, indispensável à beleza do próprio conhecimento como te propuseste fazer na epígrafe de Platão.

    ResponderEliminar