sexta-feira, 24 de maio de 2019

Leonardo da Vinci morreu há 600 anos


Evocar Leonardo da Vinci é chamar um dos mais ilustres e completos artistas de todo os tempos. Morreu há seiscentos anos e a sua obra respira contemporaneidade. Foi exímio em todas as áreas. Extremamente curioso,  explorou e produziu uma grandiosa e multifacetada obra. 
"Leonardo di ser Piero da Vinci nasceu em Anchiano , Itália, a 15 de Abril de 1452. Foi pintor , arquitecto, engenheiro, cientista e escultor do Renascimento italiano. Devido aos seus múltiplos talentos e à sua enorme criatividade, é considerado por muitos como o maior génio da história da Humanidade. 
As suas fábulas e lendas relacionam-se com as de Esopo, Fedro e La Fontaine, com raras excepções , eram quase todas por ele inventadas e continham uma finalidade moral.
Da Vinci viria a morrer a 2 de Maio de 1519 em Cloux , França, sendo sepultado na Capela de S. Hubert no castelo de Amboise."
A legendar o que se acaba de afirmar, transcrevemos uma das suas magníficas fábulas: 
 


A CHAMA
"Há mais de um mês  que as chamas faiscavam  no forno da vidraria onde se faziam as garrafas e os copos. 
Um dia , as chamas viram uma vela que encimava um belo e brilhante  candelabro. Com  grande ansiedade tentaram aproximar-se dela até que uma das chamas , escapulindo-se do tição  de que se alimentava , virou costas ao forno e, passando por uma pequena fenda , lançou-se sobre a vela.
Mas, ao fazê-lo, a voraz chama consumiu rapidamente, até ao fim, a pobre vela. Não querendo morrer com ela a chama tentou regressar ao forno donde fugira.
Mas não conseguiu libertar-se da cera mole em que estava envolvida e, em vão pediu ajuda às outras chamas.
Chorando e gritando transformou-se num inoportuno fumo, deixando as suas irmãs no esplendor de uma vida duradoura e bela."
Leonardo da Vinci, in Fábulas, Prefácio Edição de Livros, p 39

1 comentário:

  1. Leonardo da Vinci viveu 67 anos. Por tudo o que a sua mente descobriu e a sua criação prodigalizou, prostramo-nos perante a sua memória!... Nunca uma vida foi tão intensamente aproveitada em prol da humanidade.

    ResponderEliminar