quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Lisboa: Bairro Alto e Pátios

Este registo mostra Lisboa, zona do BAIRRO ALTO. A pé, dos Restauradores, elevador da Gloria, jardins São Pedro de Alcântara e Principe Real, seguindo pela rua de O Século até aos largos Camões e Carmo e terminar na baixa de Lisboa do alto do elevador de Santa Justa.

Pátios e Vilas de Lisboa-(Bairro Alto/ Chiado)
"O Centro Nacional de Cultura propõe um percurso pela zona do Bairro Alto / Chiado, onde os recantos se sucedem (alguns escondidos) e convidam a descansar e apreciar a cidade.Durante o mês de Junho, os pátios de Lisboa são percorridos por milhares de pessoas, os enfeites e rebuliço, próprios dos festejos dos Santos Populares, devolvem à comunidade uma característica única, tornando-os em motivo de orgulho para quem lá vive e para quem escolhe passar por lá.
Pontos de Interesse:

Pátio dos Quintalinhos
Pátio com entrada pela rua das Escolas Gerais. É um local de grande significado histórico visto ter sido aí fundado a primeira universidade em Lisboa a mando do rei D.Dinis, em 1290. A origem do nome não é explícita, mas poderá dever-se ao facto de ter existido na zona diversos quintais de edifícios. É muito provável que após a cessação da universidade o local tenha sido ocupado pela população. O pátio tem acesso através de um portal aberto no muro alto; no interior, no topo do lado direito, encontravam-se as fundações da universidade, no entanto, são pouco os vestígios que chegaram até nós, embora identificados e inventariados no século passado.

Pátio do Palácio dos Almadas Carvalhais
Palácio mandado construir, no séc. XVI, pelo banqueiro Rui Fernandes de Almada, com algumas modificações no século posterior. O pátio fica no meio do edifício, de influência genuinamente italiana, sendo necessário por isso, percorrer um túnel em rampa para o avistar. No seu interior encontram-se decorações nos capitéis, bases de motivos vegetalistas e representações simbólicas da iconografia apocalíptica, muito do agrado do banqueiro. Este pátio é sem dúvida um dos mais belos recantos de Lisboa mas necessita de facto de uma intervenção para a sua conservação.

Pátio da Galega
Situado na Rua da Boa Vista, é à semelhança do primeiro, um dos pátios da era pombalina, sendo formado por um beco aberto entre dois prédios em forma de T. A particularidade deste pátio é o recato proporcionado pela altura das construções vizinhas fornecendo uma sombra agradável nos quentes meses de verão. O beco que lhe dá acesso é formado por um túnel encimado por um arco.
Pátio da Cova
Este pátio parece datar dos finais do séc. XIX, precisamente do ano 1877, visto que ali se estabeleceu uma oficina de fundições. O acesso é providenciado pelo corredor criado por uma série de andares dos anos 30 e 40. De realçar no pátio, o palacete do século XVII, solar dos Marqueses de Sampaio, de estilo maneirista com frontão triangular interrompido, e ainda os vestígios arqueológicos da época romana. Hoje, infelizmente, o palácio encontra-se ao abandono, urge recuperar uma parte significativa da história da cidade."CNC

Sem comentários:

Enviar um comentário