sábado, 17 de setembro de 2016

"O Bailado" por Teixeira Pascoais

O Bailado por Teixeira Pascoais

Rapidamente quero aqui anunciar  o admirável livro em prosa O Bailado, que o grande poeta Teixeira Pascoais  acaba de publicar. Mais tarde voltarei a ocupar-me desenvolvidamente da sua obra extraordinária de poeta e da sua concepção profunda da vida.
Teixeira Pascoais  quase se despiu de palavras e reduziu a sua arte à condição de fantasma. À primeira vista nem se dá por ele. Tem a sua hora, mas nessa hora  as coisas que ele nos diz baixinho, e que no tumulto passaram desapercebidas, atingem o fundo dos fundos. Nenhum outro poeta português tem como ele o sentido trágico da vida.
A história duma alma, as dedadas com que a vida vai modelando uma alma , com dor  ou com riso - outro riso...- eis o que é em síntese este livro O Bailado . "Que fantástica  dor dramatiza  um velho caminho",  escreve algures o poeta. Pois este livro é também um caminho cheio de fantasmas, onde ele deixou impressas as suas pegadas. O chão ficou dorido. Livro profundo como a vida , porque é a mesma vida. " Por mais que rias e gracejes,  caro leitor e amigo,  lá no fundo, bem no fundo, és a tristeza , o medo e a morte... Talvez todos os homens pudessem escrever um livro extraordinário, fazendo a história  da sua alma, mas só aos Poetas é dado ouvi-la e , através dela, interpretarem o universo - a tristeza, o medo e a morte..."
Raul Brandão, in Seara Nova, 14 de Janeiro de 1922, p. 166

Sem comentários:

Enviar um comentário