terça-feira, 13 de setembro de 2016

Nascimento da Música


" Uma das mais recuadas imagens dos meus dias é uma mulher a cantar. Com a sua voz antiquíssima e branca, aquela mulher, à distância de mais de cinquenta anos, continua a embalar-me  o coração. As palavras eram de um romance popular , sumarentas, cheias de sol, falavam de amor e de morte, de paz e de guerra, de coisas que não sabia exactamente o que fossem, mas que permaneciam em mim como pequenos nós de sombra ou breves  manchas luminosas. O tecido da vida deveria ter a transparência  daquelas palavras, já que o pulsar do universo não podia deixar de ser idêntico àquele  ritmo amplo e seguro, em perpétua expansão.
A esta imagem, transbordante de ser, não tardaria a juntar-se outra, espessa e secreta: a música do harmónio. Numa aldeia da Beira Baixa, provavelmente em Julho ou Agosto, quando a força da canícula entra até pelas frestas mais estreitas da noite e nos impede de dormir, uma melodia sobe no clarão da lua, e inesperadamente acaricia o corpo pequeno, intranquilo e solitário, que era então o meu.
Acabo de falar do nascimento da poesia e da música, como se ambas jorrassem da mesma fonte; acabo de falar da arte  do desejo, embora só alguns anos mais tarde viesse a pedir  àquelas águas o que outros pedem ao amor: que me matasse a sede de alegria." Eugénio de Andrade, in Rosto Precário, Editora Limiar, 1979, pp 24,25

Sem comentários:

Enviar um comentário