sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Cartão de aniversário a meu pai

Meu querido pai
Partiste há tanto tempo.  Que falta me fazes. Há em mim  a memória de ti. Como tudo se iluminaria se ainda te pudesse ouvir.  Nem sempre me chega  o som da tua voz. Perde-se na distância que te retém,  ficando apenas o silêncio das palavras que me dizias .  Quando te  recupero, revejo-te inteiro na figura do pai que sempre foste. Aquele que permanecia presente apesar de tanta vida a separar-nos. Sabia-te para mim desde aquele contrato primeiro que estabeleceu  a minha existência. Eras a minha paternidade . Viva e imprescindível.  Viste-me crescer. Fomos amigos  e irmãos de muitas cumplicidades. Não sei quantas vezes me admoestaste  ou exigiste que me superasse. Sei apenas que te amava e que nunca permitiste que a saudade nos apagasse. 
Vivi longe de ti, quando a vida me fez construir uma outra. Uma lonjura que reduzias. Chegavas sem que nada te impedisse. E tantas eram as palavras que a celebração era uma festa continuada num tempo sem partida.
Que falta me fazes, pai.  Nunca abdiquei de ti. Partiste. Deixaste-me. Tudo tem sido tão diferente sem ti. Há uma ausência que se veste todos os dias de saudade. 
Saudade  que  dói quando se enforma do vazio da tua presença real, do teu jeito de estar. Saudade que  aquece quando se faz no calor doce de uma memória de afectos e da segurança de uma personalidade forte que me  marcou indelevelmente.
Saudade que me chega mais intensa neste dia do teu aniversário. Sempre o festejaste. Enchias o dia com essa celebração. Preparada com rigor, era um dos grandes acontecimentos familiares. E o sorriso  brilhava nos teus olhos. Estavas feliz entre e com os teus. 
Parabéns, pai. Sorri . Estou contigo. Certamente os outros estão quase a chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário