domingo, 26 de janeiro de 2025

Ao Domingo Há Música

27 de Janeiro de 1752 - 5 de Dezembro de 1791

MOZART

O génio musical no estado puro.
Como se a música fosse só ele,
dando, sem esforço, o mais fino apuro,
com notas que lhe saíam da pele.

Criador abundante, a qualidade,
nunca ferida pela quantidade,
quase parecia uma maldade,
aos que a não sofriam com humildade.

A música dele pode ser sublime
ou deliciosamente faceira,
mas nunca por nunca ela deprime,

fluindo airosa e feiticeira.
Meteoro breve da criação,
nos mostrou a via da perfeição
                    26.06.2022                      
Eugénio Lisboa , in Poemas em Tempo de Guerra Suja, Editora Guerra & Paz, 2012, 
pág. 110  


Livres Pensantes vai fazer uma pausa. Neste domingo, celebra a música de um génio, um sublime compositor. Três excelentes peças de um grande acervo que será sempre intemporal, como são as obras-primas.
Eugénio Lisboa tinha, em Mozart,   o  seu mais apreciado compositor.
Tenho, para mim,  os dois, como os meus mais apreciados vultos, que sempre me tocam pela excelência  e contemporaneidade dos respectivos e diferentes legados.
Que vos toquem também. 
Até sempre.
                                                                  
Wolfgang Amadeus Mozart - Concerto para clarinete em lá maior, K. 622 - Adagio. Escrito em 1791, para o clarinetista Anton Stadler , está composto em  três andamentos, numa forma rápida-lenta-rápida (Allegro-Adagio-Rondo). Foi uma das últimas obras concluídas de Mozart e a sua última obra puramente instrumental (morreu em 5 de Dezembro de 1791,  após a sua conclusão). O concerto é notável pela sua delicada interacção entre solista e orquestra e pela ausência de uma exibição demasiado extrovertida por parte do solista. Foi escolhido por Sydney Pollack para  fazer  parte da banda sonora do filme Out of Africa  de 1985, com Robert Redford e Meryl Streep, que legendam este registo. 
 
Wolfgang Amadeus Mozart - Requiem em Ré menor K. 626, pela Orquestra Nacional de França e o Coro da Rádio França, sob a direcção do Maestro  James Gaffigan, com a notável interpretação da  soprano Marita Solberg, da mezzo-soprano Karine Deshayes, do tenor Joseph Kaiser e do baixo Alexander Vinogradov. 
O Concerto foi gravado, ao vivo, em 29 de Junho de 2017,  na Basílica de Saint-Denis, no âmbito do Festival de Saint-Denis.
  
Wolfgang Amadeus Mozart -  Symphony No. 25 in G minor, K. 183/173dB,  pela Vienna Philharmonic Orchestra (Wiener Philharmoniker), sob a direcção do genial Maestro Leonard Bernstein.
00:30 I. Allegro con brio 
08:46 II. Andante 
15:09 III. Menuetto 
19:09 IV. Allegro

Sem comentários:

Enviar um comentário