quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Um amanhecer com vistas ou as vistas de um amanhecer







 





Vista de Ferragudo e Rio Arade

Momento único. Momento em que o branco desmaia e em que a luz do luar e a luz do Sol se entranham ou misturam. O grande manto branco escorre sobra as águas e já o nascente lhe ilumina a esfera mágica, que estremece toda .(...) Aumenta e alastra a claridade. (...) Panorama a vermelho.
Mas o nascente ,num triunfo, enche tudo de luz.
                      Raul Brandão, Os Pescadores

Não sei se é mais fabulosa esta vista,  se a Vista de Delft, de Joahnnes Vermeer , em 1660-1661. Não sei. Há quase 500 anos de intervalo. O que sei e não duvido tem os meus olhos por testemunha, enquanto Vermeer tinha o talento e a arte. O tempo trouxe imaculada aquela esplêndida tela , um dos quadros mais conhecidos da História da Pintura, tido como o "primeiro quadro impressionista da pintura europeia".  Marcel Proust considerava-o " o quadro mais belo do mundo".
Mas esta esplendorosa sequência de vistas, que me deslumbra pelo alvorecer,  a cada invasão do astro Rei Sol, é o mais belo quadro que os meus olhos podem enxergar , neste Algarve de Portugal. É a ele que meu coração se rende, pela manhã. Enche-se de beleza e de espanto. Acrescentar quaisquer outras legendas   a  este registo de  vistas assombrosas  seria uma inutilidade , incapaz de  reflectir  a  magnitude  de uma natureza tão pródiga.

Vista de Delft, de Joahnnes Vermeer , ( 1660-1661)

Joahnnes Vermeer,( Delft , 1632-1675), foi pioneiro no seu tempo. Imortalizou a sua cidade , que descreveu primorosamente, "apresentando a iluminação natural , num determinado momento do dia e toda a sensação atmosférica da paisagem urbana holandesa. Ao reluzir do outro lado das águas , a cidade oferece profunda variedade na mistura simples de telhados e torres , igrejas e casas, zonas ensolaradas e faixas encantadoramente sombreadas. A pequena faixa de edifícios espelha-se na superfície da água , em reflexos calmos e nebulosos. A intensidade luminosa das nuvens brancas do plano de fundo esconde o horizonte , criando a distância que desprende a cidade do céu. As relações exactas entre o vigor das cores e o efeito da luz sobre formas coloridas , tanto directo como reflectido, cria uma unidade rigorosa em todo o quadro. Todos os elementos estão colocados no espaço com indiscutível correcção."
Madeleine & Rowland Maistone, in O Barroco e o Século XVII, História da Arte, Universidade de Cambridge, Círculo do Livro

2 comentários: