domingo, 14 de janeiro de 2024

Ao Domingo Há Música

Rio Zambeze, Moçambique

 O rio da minha infância : sotaque da terra, pronúncia da própria vida. Esse rio transcorre não no mundo  mas em mim. Como se eu fora natural da água e não de lugar terreno. Às vezes flui manso , diluindo os amargos recantos , consolando as arestas da minha idade. Outras, fundo  e espesso, quase imitando o fogo. Então , em sua corrente me ensombro. E me duvido: afogar é morrer na água ou  no fogo?
Afinal , a fúria é breve.  O rio simplesmente se lavava da morte, sacudindo destroços de mim que se espreguiçavam na torrente. A coragem do rio é o seu caminhar suicida para o mar. A bondade da água é o seu incansável retorno ao regaço da vida.
Mia Couto, Natural da água (Cronicando)


Rememorar é sempre um momento de retorno à vida,  que foi nossa ou de cada um de nós. Às vezes expõe amargos recantos . Outras, alegrias vividas ou  surpresas esquecidas.
Mia Couto, na sua escrita prodigiosa, dá o mote para relembrar uma soberba composição do grande Springsteen.
Bruce Springsteen,  em  The River (The River Tour, Tempe 1980)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário