domingo, 21 de janeiro de 2024

Ao Domingo Há Música

Trailer do filme Maestro
Foi com curiosidade que vi o filme Maestro. Descobrir, na tela, um maestro que conheci ao longo de alguns anos , seria um desafio fascinante e surpreendente. Recordava os inúmeros concertos para jovens na televisão (Young People's Concerts), entre 1954 e 1989, assim como os  exuberantes e primorosos concertos de obras clássicas e de algumas obras  da sua própria autoria, como o musical  West Side Story, Candide  e On the Town.
O filme Maestro  é a história da relação entre Leonard Bernstein e Felicia Montealegre Cohn Bernstein e um retrato deste singular e carismático maestro. Da sua paixão pela música até à fama, como o primeiro maestro americano de renome mundial, nunca deixando de  compor.  É verdadeiramente uma imponente e singular história de amor, interpretada por Bradley Cooper como Leonnard Bernstein e Carey Hannah Mulligan como Felicia Montealegre. A produção é de Bradley Cooper, embora o filme fosse inicialmente um projecto de Steven Spielberg, este continuou a desempenhar funções de produtor, em parceria com Martin Scorsese e Todd Phillips.
No filme, é recriada a histórica interpretação  da Symphony No. 2 in C minor, "The Resurrection Symphony", de Gustav Mahler, por Bernstein. Uma  belíssima peça de  arquivo,  da respectiva  apresentação em  1973, recentemente restaurada. Nessa extraordinária interpretação,  Leonard Bernstein dirige  a Orquestra Sinfónica de Londres,  a soprano Sheila Armstrong, a mezzo-soprano Janet Baker e o Coro do Festival de Edimburgo, na Catedral de Ely, em Cambridgeshire, Inglaterra. 
Eis esse  fantástico registo, onde ressalta a dinâmica e exuberante figura de Leonard Bernstein. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário