domingo, 1 de outubro de 2023

Mais uma e última recolha de pensamentos sobre poesia e poetas


A maior parte dos homens tem, da poesia, uma ideia tão vaga, que esse mesmo vago da sua ideia é, para eles, a definição de poesia.
 Paul Valéry

É poeta aquele, ao qual, a dificuldade inerente à sua arte propicia ideias e não o é aquele ao qual ela as retira. Paul Valéry
Um poema é uma forma de refrigeração que impede a linguagem de apodrecer.
Peter Porter

Eu não teria podido ser um poeta lírico. Não sou suficientemente estúpido para isso. 
Paul Léautaud

O poeta é um gigante que passa através do buraco de uma agulha e, ao mesmo tempo, um anão que enche o universo.
Pierre Reverdy

Eu sei que a poesia é indispensável, mas a quê, não saberia dizê-lo.
Jean Cocteau

A poesia é uma linguagem com que o homem explora o seu assombro.
Christopher Fry

A poesia tem a virtude de ser capaz de dizer o dobro do que diz a prosa, em metade do tempo, e a desvantagem, se lhe não dermos a nossa total atenção, de parecer dizer metade, no dobro do tempo.
Christopher Fry

Toda a má poesia tem origem num sentimento genuíno. Ser natural é ser óbvio e ser óbvio é não ser artístico.
Oscar Wilde

Um poema é uma contribuição para a realidade. O mundo nunca fica o mesmo, quando um bom poema lhe é acrescentado.
Dylan Thomas

Vers libre: um dispositivo que torna a poesia mais fácil de ler e mais difícil de escrever. 
H. L. Mencken

Eu gostaria mais de ser um grande mau poeta do que um mau grande poeta.
Ogden Nash
 
Estas recolhas de pensamentos sobre a poesia são isso mesmo: recolhas e não escolhas da minha especial preferência. Se aprecio particularmente algumas e acho todas estimulantes, não é menos verdade que ponho sérias reservas a outras. A minha ideia foi expor material para reflexão e debate. O poeta é sempre um pequeno herói, que trava sempre um grande combate com quem o não quer ler, incluindo, neste fastio, os editores. Deles disse, vingativamente, o escritor irlandês Henry de Vere Stacpoole, autor do romance THE BLUE LAGOON, várias vezes adaptado ao cinema, o seguinte: UM EDITOR, HOJE EM DIA, MAIS DEPRESSA ACOLHE UM LADRÃO, NO SEU ESCRITÓRIO, DO QUE UM POETA.
 
Nota final: a farpa acima transcrita sobre a reacção dos editores à poesia não se aplica de modo nenhum ao meu editor de GUERRA E PAZ, que tem pacientemente acolhido as minhas acometidas, no território do falar poético.
Eugénio Lisboa, 01.10.2023

Sem comentários:

Enviar um comentário