quinta-feira, 5 de outubro de 2023

No 113.º aniversário da Implantação da República

“Pela República” (abril de 1910), Roque Gameiro (1864 - 1935),
Gravura litográfica impressa em papel – gravador Pires Marinho (1857-1929?),
63,5 x 49,5 cm,
Inv.º MAR 5593

Pela  REPÚBLICA
"Para assinalar o 113.º aniversário da Implantação da República, apresentamos a gravura «Pela República» (título do autor), uma obra do mestre Alfredo Roque Gameiro (1864-1935), datada de abril de 1910, executada por ocasião do congresso do Partido Republicano, realizado no Porto, nos dias 29 e 30 de abril.
Trata-se de uma composição alegórica de homenagem à República, devidamente enquadrada na iconografia característica da época, para a promoção dos ideais republicanos, com destaque para os membros do Partido Republicano, cinco meses antes da queda da monarquia.
Ao centro, com destaque, a figura alegórica da República apresenta-se seminua, erguendo uma espada na mão direita e na mão esquerda uma bandeira que ostenta as cores vermelha e verde. À direita da figura da República, sobre um plinto, encontra-se um livro aberto, em plano inclinado, onde na página esquerda podemos ler «Liberdade/ Egualdade/ E/ Fraternidade» e na página direita «Os/ Direitos/ do/ Homem». Sobreposta a este livro está uma tocha com fogo ardente, símbolo da purificação pelo fogo, a luz que ilumina as trevas e conduz nos caminhos da iniciação, do conhecimento.
Roque Gameiro elaborou várias obras alusivas à República, algumas delas, como a presente, na última fase do regime monárquico, sendo esta a única que retrata um tão grande número de figuras do Partido Republicano, com destaque para a única mulher que integra esta galeria – Ana de Castro Osório (1872-1935), jornalista, escritora, pedagoga, republicana, feminista e ativista dos direitos das mulheres e das crianças. Entre os retratados reconhecemos, em primeiro plano, os principais rostos do Partido Republicano: Inocêncio Camacho, Feio Terenas, Sebastião de Magalhães Lima, Teófilo Braga, Manuel de Arriaga, Consiglieri Pedroso, Basílio Teles, Nunes da Ponte, Guerra Junqueiro, Teixeira de Queiroz, João de Menezes, Brito Camacho, Anselmo Braamcamp Freire, Bernardino Machado, Azevedo Albuquerque, António José de Almeida, Estevão Pais de Vasconcelos, França Borges, Afonso Costa, Aresta Branco, João Chagas, Alexandre Braga, José Relvas e Augusto Monjardino. À semelhança destes, todos os retratados foram identificados pelo autor.
Na legenda da litografia, ao centro e com grande destaque, está o título Pela República. Ainda ao centro da margem inferior pode ler-se «Propriedade registada e prohibida a reprodução em quaisquer dimensões/ Depositaria: Empreza da História de Portugal, Rua Augusta, 95». Na margem à direita, está a identificação «Lith. De Portugal» e à esquerda «Typ. Do Annuario Commercial, Praça dos Restauradores, 27, Lisboa.»
Esta gravura, proveniente do espólio do Centro Escolar Republicano Elias Garcia, de Lisboa, foi adquirida em 2016. Existem gravuras semelhantes no acervo da Fundação Mário Soares - Coleção António Pedro Vicente - e no Arquivo Histórico Militar.
Desenhador e pintor, Alfredo Roque Gameiro adquiriu reconhecimento e fama como aguarelista. Nasceu em Minde, estudou pintura e desenho na Academia de Belas Artes de Lisboa e, como bolseiro, frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Leipzig. Após o regresso a Portugal, foi professor, colaborou com diversos periódicos e ilustrou diversas publicações. Morreu em Lisboa, em 1935."
Joaquim Soares, in ComunicAR, Boletim da Assembleia da República, Outubro de 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário