segunda-feira, 20 de junho de 2022

Vita Brevis


VITA BREVIS
 
                    Como se encurta e como ao fim caminha
                    Este meu breve e vão discurso humano!
                                                     Camões
 
Se breve e vão foi o meu discurso humano,
o qual por tantas partes se cumpriu,
por vezes, lento, outras, a todo o pano,
e tantas e tão diversas coisas viu,
 
desse discurso, o termo está perto
e começado, dir-se-ia, ontem.
Estou, curiosamente, desperto,
como se os anos que tenho não contem.
 
Alerta estou, pois viver ou morrer,
encontra-me muito bem resignado.
E que importa morrer ou viver
 
se bem compreender nos não foi dado
o por que vivemos, quando vivemos
e o pr que morremos, quando morremos.
                                     19.06.2022
Eugénio Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário