domingo, 17 de agosto de 2025

Ao Domingo Há Música

Sobre uma torre estava uma mulher de túnica branca, a pentear os cabelos que lhe chegavam aos pés. O pente soltava sonhos, com toda as suas personagens: os sonhos saíam dos cabelos e iam pelo ar.

Eduardo Galeano, O País dos Sonhos - O Livro Dos Abraços.

A utopia está lá no horizonte. Aproximo-me  dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.
 Fernando Birri, citado por Eduardo Galeano in ‘Las palabras andantes?’

 

O apontamento musical deste domingo traz a memória de um tempo iniciático de uma geração que sonhava ainda e acreditava na utopia. Uma geração ruidosa que não gritava para abafar o ruído. Apenas pretendia clamar bem alto que contassem com ela, num mundo onde a paz e a liberdade fossem reais. 
Hoje , o mundo  está cheio  de um ruido ensurdecedor que fere e mata. É tempo de reviver uma outra utopia para ruidosamente lhe dar término.

Creedence Clearwater Revival , em Have You Ever Seen The Rain (Official).
Creedence Clearwater Revival, em Up Around The Bend (2021 Stereo Remix / Remaster).
   
Creedence Clearwater Revival, em  Proud Mary (Lyric Video).
 
Creedence Clearwater Revival, em  Down On The Corner (Official Lyric Video).
 
"Os Creedence Clearwater Revival (frequentemente chamados Creedence ou CCR) foram uma banda de rock norte-americana activa no final dos anos 60 e início dos anos 70, composta pelo vocalista, guitarrista e compositor principal John Fogerty, o seu irmão, o guitarrista rítmico Tom Fogerty, o baixista Stu Cook e o baterista Doug Clifford. Estes membros tocaram juntos desde 1959, primeiro como The Blue Velvets, depois como The Golliwogs. O seu estilo musical abrangeu os géneros roots rock, swamp rock e blues rock. Tocavam num estilo de Southern rock, apesar das suas origens na área da Baía de São Francisco, com letras sobre o rio Mississippi e outros elementos populares da iconografia do sul dos Estados Unidos, bem como letras com consciência política e social sobre temas como a Guerra do Vietname. A banda actuou no Festival de Woodstock de 1969, no interior do estado de Nova Iorque. O grupo separou-se amargamente no final de 1972, após quatro anos de sucesso nas tabelas."

1 comentário: