A memória é o único paraíso do qual o homem não pode ser expulso.
Elieser Gelwerger ( 16 anos) , Mogilev, 1944
Pois tudo era memória, aconteciahá muitos anos, e quem se lembravaera também memória que passava,um rosto que entre outros rostos se perdiaManuel António Pina,
A memória aniquila o tempo: conduz à unidade aquilo que parece ter acontecido em separadoLev Tolstoi
Só na memória se consome a ânsia e se guardam os segredos e as paixões.Eduardo Bettencourt Pinto, Tango nos Pátios do Sul
E, por vezes, a memória assalta-nos insistente como a sugerir, para não dizer ordenar, que aceitemos o que nos traz de um passado . Aconteceu com Marcel Proust, em Combray, ao saborear uma madalena com um gole de chá, ser arrebatado para um outro tempo: "(...) no mesmo instante em que aquele gole, de envolta com as migalhas do bolo, tocou o meu paladar, estremeci, atento ao que se passava de extraordinário em mim. Invadira-me um prazer delicioso, isolado, sem noção da sua causa. Esse prazer logo me tornara indiferentes as vicissitudes da vida, inofensivos os seus desastres, ilusória a sua brevidade, tal como o faz o amor, enchendo-me de uma preciosa essência: ou antes, essa essência não estava em mim; era eu mesmo. Cessava de me sentir medíocre, contingente, mortal. " E foi assim que escreveu a fabulosa obra "À la recherche du temps perdu".
E é assim que um som de um passado distante me levou à compilação das canções que constitui o apontamento musical deste domingo. A memória traz-nos um passado que foi feito de vida e de momentos felizes.
Nina Simone. em Feeling Good , do Álbum I Put A Spell On You, 1965. UMG Recordings.
Led Zeppelin, em Stairway to Heaven, do Álbum Led Zeppelin IV, 1971, composta por Jimmy Page, Robert Anthony Plant.
Stairway to Heaven é uma canção da banda de rock inglesa Led Zeppelin, lançada no final de 1971 que se tornou icónica. Foi composta pelo guitarrista da banda, Jimmy Page, e pelo vocalista Robert Plant, para o seu quarto álbum de estúdio. A composição é amplamente considerada uma das maiores canções de rock de todos os tempos. Tem três secções, cada uma aumentando progressivamente em andamento e volume. Começa num ritmo lento com instrumentos acústicos (guitarra e flautas de bisel) antes de introduzir instrumentos eléctricos. A secção final é um arranjo de hard rock acelerado, realçado pelo solo de guitarra de Page (considerado por muitos um dos melhores de sempre), que acompanha os vocais de Plant, que terminam com o triste verso a cappella: "And she's buying a stairway to heaven."("E ela está a comprar uma escada para o céu").
.
Aretha Franklin , em I Say A Little Prayer, Outubro, 1970
The Doors, em Riders on the Storm , 1971 .
Riders on the Storm é uma canção da banda de rock norte-americana The Doors, lançada em Junho de 1971 pela Elektra Records como o segundo single do sexto álbum de estúdio da banda, L.A. Woman.Foi a última canção que Jim Morrison gravou antes da sua morte repentina em Paris, a 3 de Julho de 1971.
Procol Harum , em A Whiter Shade Of Pale,1967 com imagens de 1967, da primeira formação dos Procol Harum.
Este filme promocional foi restaurado e atualizado por Henry Scott-Irvine em 2008.
Frank Sinatra ,( a voz), em My Way,1969
My Way é a adaptação lírica inglesa de Paul Anka da canção francesa "Comme d'habitude", lançada por Frank Sinatra em 1969.
.
Louis Armstrong, em What A Wonderful World (Original Spoken Intro Version) ABC Records 1967.
What a Wonderful World [versão falada de introdução de 1970], juntamente com a Orquestra de Oliver Nelson, é uma canção escrita por Bob Thiele (como George Douglas) e George David Weiss. Foi gravada pela primeira vez por Louis Armstrong e lançada como single em 1967. Thiele e Weiss eram ambos proeminentes no mundo da música (Thiele como produtor e Weiss como compositor/intérprete). A gravação de Armstrong foi introduzida no Grammy Hall of Fame em 1999. Concebida como um antídoto para o clima cada vez mais carregado de racismo e política da vida quotidiana nos Estados Unidos, a música tem também um tom esperançoso e optimista em relação ao futuro, com referência aos bebés que nascem no mundo e têm muito por que esperar. A música foi inicialmente oferecida a Tony Bennett, que a recusou. Depois, foi oferecida a Louis Armstrong.
Louis Armstrong (4 de Agosto de 1901 -- 6 de Julho de 1971), apelidado de Satchmo ou Pops, foi um trompetista e cantor de jazz norte-americano de Nova Orleães, Louisiana.

A memória é brutal a música leva nos atrás muito bom tempo
ResponderEliminar