quarta-feira, 28 de maio de 2025

Há 87 anos nascia uma estrela

    NEW MODEL 2025 Volkswagen Beetle turbo Official Reveal

O Volkswagen Beetle, ou "Carocha" como é conhecido em Portugal, tem uma história fascinante que atravessa décadas e continentes. O automóvel começou a ganhar popularidade devido à sua durabilidade, simplicidade e preço acessível, tornando-se um dos carros mais vendidos da história, com mais de 21 milhões de unidades produzidas entre 1938 e 2003. O nome “Carocha” deve-se à sua forma arredondada, que lembra o insecto. Esta designação espalhou-se pelo mundo, com variações linguísticas como "Beetle" (em inglês). Curiosamente, na sua terra natal, o modelo era conhecido simplesmente como “Volkswagen Typ 1”.
O modelo também conquistou espaço na cultura pop, aparecendo em filmes como Herbie, o Carocha Endiabrado, e influenciando gerações de entusiastas de  automóveis. Nos anos 60 e 70, o Carocha tornou-se um ícone do movimento hippie. Era comum ver Carochas pintados com cores psicadélicas, flores e mensagens de paz, transformando o carro num símbolo de liberdade e contracultura.
Um dos aspetos mais populares do Carocha era a simplicidade do seu motor. Era tão fácil de reparar que muitos condutores conseguiam resolver problemas mecânicos básicos com ferramentas simples. Há até histórias de pessoas que trocaram o motor inteiro na berma da estrada em menos de uma hora.
O "Carocha" também me deliciou na minha juventude. Foi com ele que iniciei a minha carta de condução. Eis um artigo que tece a história da Wolkswagen e deste automóvel.
É fundada a Volkswagen, construtor de automóveis
May 28,1938
"A Volkswagen ganha os primeiros contornos em 1934 quando a “Reichsverband der Deutschen Automobilindustrie (RDA)”, Associação da Indústria Automóvel Alemã, incumbe o engenheiro Ferdinand Porsche de conceber um carro para o povo. Esta vontade, expressa pelo então ditador alemão Adolf Hitler que pretendia acelerar a mobilidade no país com custos acessíveis à maioria dos cidadãos. Desta forma, em 1937 é oficialmente criada com subsídios do governo a “Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens GmbH” (Companhia para a Preparação dos Carros do Povo Alemão), designação substituída nesse mesmo ano por “Volkswagenwerk (Companhia do Carro do Povo) . Inicialmente governada pela Frente Trabalhista Alemã, ainda chegou a produzir até ao início da II Grande Guerra Mundial (1939) algumas unidades do modelo então designado KDF- Wagen.


Com o avançar da guerra a empresa centrou os seus esforços na construção de veículos militares. Só em 1947, após um difícil período de decadência em que chegou a ser oferecida a diversos construtores automóveis de todo o mundo e rejeitada por todos, por via da celebração de um contrato de exportação com a Holanda, o modelo viria a vingar no mercado europeu. O modelo Beetle passou a representar 23% das exportações da empresa para os países europeus numa altura em que a marca dominava também já o mercado automóvel alemão (64,4%) e começava a revolucionar também o mercado americano (1949), ainda que o Beetle fosse visto apenas como uma segunda opção de veículo. O crescente sucesso possibilitou à marca lançar novos modelos (ex.: Volkswagen Transporter) bem como inaugurar fábricas de carácter multinacional no (Canadá (1952), Brasil (1953) e Austrália (1954).

É na década de 60 que a Volkswagen começa constituir-se enquanto grupo, com a inicial incorporação das concorrentes Audi, DKW e NSU (1964). Mas é apenas na década de 70 que surgem dois dos maiores sucessos da marca alemã, a par do Beelte, que em muito contribuíram para a dimensão que hoje tem – o modelo Passat de 1973 e o Golf de 1974. Apenas 2 anos após o seu lançamento o Golf havia já alcançado o patamar de 1 milhão de unidades vendidas, sendo que em 1997 era o “Fusca” a fazer história alcançando 21 milhões de carros vendidos. A década de 90 volta a ser de expansão com a incorporação no grupo da Seat (1990), Škoda (1991), Bentley (1998), Bugatti (1998) e Lamborghini (1998).


É também em 1998 que a marca lança o Novo Beetle, disponibilizado também em formato cabriolet, que viria a revelar-se, uma vez mais, um sucesso de vendas ainda que menos explosivo do que o verificado com o lançamento do modelo original. Já no século XXI a marca continua o seu legado de sucesso por meio de modelos como o Touareg (2002), Touran (2003) ou mais recentemente o EOS (2006) ou o Tiguan (2007), que continuam a contribuir para que a marca se mantenha como um dos grandes protagonistas mundiais da indústria automóvel."
Artigo retirado do Blog "Cais da Memória", publicado em 28 de Maio de 2018

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