terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A Cidade

 

A escrita tem as suas próprias leis de perspectiva, de luz e de sombras, como a pintura e a música. Se nasces com elas, perfeito. Se não, aprende-as. Em seguida, reorganiza as regras à tua maneira.” 
                                          Truman Capote
 
 
A Cidade 
- 1 -
"Vista da Ponte a Cidade parece  intemporal e sem dúvida fascina-me  o seu casamento com o rio e com o mar num braço aberto , mas foi sempre assim. Nunca passou esse fascínio para dentro dela. Acabrunhava -me a sua traça virada de costas para o rio e anulada qualquer ligação com o Mar pela muralha intransponível de prédios gigantescos, enfileirados para o turismo em massa  da sua Praia.
Há ,contudo, uma certa emoção ao contemplá-La da Ponte, principalmente à chegada, apresentando-se imponente no seu reflexo nas águas do Rio e deixando soltar uma paz adormecida na sombra de tanta casa anónima que vista deste ângulo não é possível identificar.
É esse anonimato que explica a minha relação  com a Cidade e vinte anos da minha vida. Não foi um caso de amor e muito menos de  paixão que me levou para a Cidade. Era mais um lugar para viver que acumulava privacidade com um elemento paisagístico natural imprescindível para mim, a ÁGUA.
Não tinha muito dinheiro nem sequer conhecia o mercado imobiliário.  Tinha vindo para o Sul  e como as praias estavam desertas , emprestaram-me uma casa numa Vila à beira mar, situada perto da Cidade. Era um empréstimo a prazo, pois no Verão teria de sair.
Aprendi alguns anos mais tarde que a privacidade e o anonimato são fantasmas de outro tempo e de outra cidade que não esta . Foi contudo já  muito tarde essa minha descoberta, não evitando todos estes acontecimentos que continuam  vivos na minha memória.
A Ponte atraiçoou-me . Ainda hoje a miragem é perfeita , tentando oferecer-nos uma imagem da Cidade que não é real.
Acredito que o onírico foi sempre um traço importante na construção das percepções que tenho da realidade. Vivi muito tempo concertando sonhos que se desfaziam em verdades dolorosas. E a Cidade foi uma verdade ludibriada."
Maria José Vieira de Sousa, in O Livro que não vou escrever, 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário