segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

25.ª edição do Correntes d’Escritas


"A certeza de que chegando fevereiro, numa cidade portuguesa à beira do Atlântico, pelo menos durante uma semana, um pedaço de Utopia é possível", são palavras de Lídia Jorge, mas podiam ser de qualquer pessoa que já viveu o espírito do Correntes d'Escritas... um festival que todos sentimos como nosso.
E é com este espírito que se anuncia a chegada da 25.ª edição do Correntes d’Escritas, com mais de uma centena de escritores de diferentes geografias de línguas hispânicas e portuguesas. Ao todo, são 120 autores convidados, de 16 nacionalidades diferentes, com realce para dois Prémios Camões – Hélia Correia (2015) e Germano Almeida (2018) – entre muitos outros premiados neste que é considerado o verdadeiro ponto de encontro anual de escritores de expressão Ibérica.
Apesar de a abertura oficial do Correntes d’Escritas estar apenas reservada para a manhã de dia 21 de fevereiro, onde serão anunciados no Casino da Póvoa os vencedores dos prémios literários deste ano, o nosso festival começou a fazer sentir-se pela cidade já a partir deste fim-de-semana.
Como tem sido habitual, as ruas da Póvoa de Varzim vão encher-se de arte e literatura, através da iniciativa “vozes transeuntes nas ruas da poesia“, que decorreu no Mercado Municipal. Começou às 10h30 de sábado, com as declamações e interpretações de Alexandre Sá, Isaque Ferreira, João Rios, Renato Filipe Cardoso e Rui Spranger.
Pela mesma hora deste sábado, haverá a abertura da Exposição de fotografia do projeto de arte comunitária, de Elisa Ochoa – fotografias de Rui Ochoa, no Mercado Municipal. Mais tarde, às 12h00, na Sala Principal do Cine-Teatro Garrett, terá lugar a apresentação do documentário de Henrique Pina, no âmbito da Residência Artística de Elisa Ochoa, Memórias da Ruralidade, seguida de conversa com alguns dos seus protagonistas.
Acompanhe todas as notícias relativas ao Correntes d’Escritas aqui e consulte o programa completo aqui. A entrada é livre." CMPV

Sem comentários:

Enviar um comentário