quarta-feira, 18 de julho de 2012

94º Aniversário de Nelson Mandela

“Nós podemos mudar o mundo e transformá-lo num lugar melhor. Está nas tuas mãos fazer a diferença”. Nelson Mandela



Nelson Mandela celebra o 94º aniversário
É hoje celebrado em todo o mundo o "Mandela Day"..Às 8h00 locais (7h00 portuguesas), todos os alunos das escolas primárias sul africanas – mais de 12 milhões de crianças – cantaram em uníssono os parabéns a Mandela. A celebração foi transmitida em directo pelas televisões e pelas rádios sul-africanas.
Por iniciativa da sua própria fundação, o dia 18 de Julho transformou-se no “Dia de Mandela”, uma jornada já reconhecida pela ONU como um dia em que todos os seres humanos deveriam dedicar 67 minutos do seu tempo (o mesmo número de anos da sua vida política activa) a ajudar os seus semelhantes, em conformidade com os valores defendidos pelo primeiro Presidente negro da África do Sul. 
Como? Eis algumas das ideias retiradas do  site Mandela Day: trabalhando como voluntário num canil, lendo para cegos, entregando brinquedos em hospitais, entregando um pacote com comida a alguém em dificuldades, ensinando adultos a ler e a escrever ou fazendo um novo amigo. 
É um dia muito importante para todos nós. (...) Estamos aqui para celebrar o aniversário de uma pessoa muito importante, uma pessoa que nos libertou a todas do apartheid [o regime segregacionista sul-africano]”, explicou aos seus alunos o director de uma escola primária do Soweto, Paul Ramela, citado pela AFP. “Mandela consagrou 67 anos da sua vida a melhorar a vida dos outros. Ele fez muito por nós”, acrescentou.
Mas os votos de feliz aniversário não vieram só de dentro da África do Sul. Todo o mundo deu hoje os parabéns àquele que é unanimemente considerado um dos líderes políticos mais acarinhados em todo o mundo e que mais fez pela união nacional do seu país. O Presidente americano Barack Obama e a sua mulher Michelle prestaram homenagem ao nonagenário, saudando a sua “vontade de ferro”, a sua “integridade sem falhas” e a sua “humildade”. Em França foi hasteada uma bandeirola de homenagem ao líder sul-africano na partida da etapa de hoje do Tour de France.
Nelson Mandela deverá comemorar o seu aniversário em família na sua casa de Qunu (sudeste do país), a aldeia onde passou parte da sua infância e onde agora passa a maior parte do seu tempo.
Detido durante 27 anos por lutar contra o apartheid na África do Sul, Mandela foi libertado em 1990 e mais tarde (1994) eleito para a presidência da África do Sul. Exerceu apenas um mandato como Presidente, até 1999, e retirou-se depois da actividade política. Em 1993, Mandela recebeu o Nobel da Paz e tornou-se, em definitivo, um símbolo planetário da reconciliação e da luta anti-segregação racial.
A última entrevista de Mandela a um jornal sul-africano, antes de ser preso e condenado a prisão perpétua, da qual cumpriu 27 anos, foi ontem divulgada na África do Sul.
Na entrevista, concedida nas traseiras de uma loja em Joanesburgo, Nelson Mandela - na altura um fugitivo procurado pelas autoridades do "apartheid" - falou ao jornalista Peter Hazelhurst do jornal Sunday Express, em 14 de maio de 1961, do sonho de formar "uma convenção de todos os grupos representativos do país que redigissem uma constituição que ajudasse a criar uma África do Sul multirracial e democrática".
"O que acho mais incrível ao ler hoje de novo esse texto é que ele (Mandela) defendeu exactamente a mesma coisa quando foi libertado da prisão", disse o autor da entrevista, que só agora voltou a ter acesso a uma cópia do jornal depois de lhe ter perdido o rasto ao longo dos anos.
A entrevista levou à breve detenção para interrogatório do autor no dia em que foi publicada. Hazelhurst disse que foi levado à presença de Mandela por Ahmed Kathrada, um outro activista que viria a ser companheiro de Mandela na prisão de Robben Island, informação que ocultou às autoridades, afirmando ter sido levado a um local incerto de olhos vendados, por desconhecidos, para entrevistar o dirigente. Informações recolhidas na Imprensa

Revista da Imprensa

1 comentário:

  1. ... Mandela gastou a vida (já vai em 94 anos...) em prol de uma grande causa, a constituição de um Estado (África do Sul) multiracial, onde todos pudessem viver em igualdade de direitos e deveres, no âmbito de uma grande reconciliação nacional!... Reflectimos. Teremos nós, terá algum de nós oferecido o seu trabalho, a sua própria vida em prol de uma grande causa também?!... À nossa escala, evidentemente.

    ResponderEliminar