quarta-feira, 20 de março de 2024

Para saudar a Primavera

Quando Vier a Primavera
 
Quando vier a Primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.
 
Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma
 
Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.
 
Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.
                                      7-11-1915
Alberto Caeiro, in  “Poemas Inconjuntos. Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa” (Nota explicativa e notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa, Ática, 1946.
“As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.”
Che Guevara
"Podes cortar todas as flores mas não podes impedir a Primavera de aparecer."
Pablo Neruda
"O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração."
Victor Hugo
“Do mesmo modo que no início da Primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes e, portanto, perfeitamente harmonizados.”
Arthur Schopenhauer
“Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder, para me encontrar.”
Florbela Espanca
“Sejamos como a Primavera que renasce cada dia mais bela… Exactamente porque nunca são as mesmas flores.” 
Clarice Lispector
“Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira.”
Cecília Meireles 
“Um pouco de perfume sempre fica na mão de quem oferece flores.”
Provérbio Chinês
"Outono é outra primavera, cada folha uma flor."
Albert Camus
"Ausente andei de ti na primavera,
quando o festivo abril mais se altavia,
e em tudo um'alma juvenil pusera
que Saturno saltitava e ria."
William Shakespeare 
Canção de Primavera
 
Eu, dar flor, já não dou. Mas vós, ó flores,
Pois que Maio chegou,
Revesti-o de clâmides de cores!
Que eu, dar, flor, já não dou.
 
Eu, cantar, já não canto. Mas vós, aves,
Acordai desse azul, calado há tanto,
As infinitas naves!
Que eu, cantar, já não canto.
 
Eu, Invernos e Outonos recalcados
Regelaram meu ser neste arrepio…
Aquece tu, ó sol, jardins e prados!
Que eu, é de mim o frio.
 
Eu, Maio, já não tenho. Mas tu, Maio,
Vem com tua paixão,
Prostrar a terra em cálido desmaio!
Que eu, ter Maio, já não.
 
Que eu, dar flor, já não dou; cantar, não canto;
Ter sol, não tenho; e amar…
Mas, se não amo,
Como é que, Maio em flor, te chamo tanto,
E não por mim assim te chamo?
José Régio , in  Filho do Homem, Portugália Editora, 1970

Sem comentários:

Enviar um comentário