terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Estes são realmente pensamentos de todo o homem




Passa-se  pela vida em saudade das saudades…. A vida é uma corrida com muitas etapas. Para Shakespeare "a vida é uma história narrada por um idiota, cheia de barulho e fúria, não significando nada."
"Que melhor dom podemos esperar que o de sermos insignificantes?”, pergunta Jorge Luis Borges. Entretanto, o poeta César Vallejo  afirma  que  “se, na hora da morte de um homem, toda a compaixão dos outros homens se juntasse para impedi-lo de partir, esse homem não morreria”. Mas “A morte não é difícil. Difícil é a vida e o seu ofício”, contrapõe Maiakoviski.
José Cardoso Pires, o autor d' A Balada da Praia dos Cães ,  lembra que " a memória é indispensável para que o tempo não só possa ser medido como sentido."
E o  escritor francês  Roger Martin du Gard recorda  que" La vie  serait impossible  si l’on se souvenait , le tout est  de choisir  ce qu’on doit oublier.".
A brasileira Lygia Fagundes Telles, no seu livro     “As meninas", a propósito da solidão,  refere o seguinte  : "Enriqueço na solidão: fico inteligente, graciosa e não esta feia ressentida que me olha do fundo do espelho. Ouço duzentas e noventa e nove vezes o mesmo disco, lembro poesias, dou piruetas, sonho, invento, abro todos os portões e quando vejo a alegria está instalada em mim.".
E Rimbaud acrescenta: "Sabes que só há repouso para o sofrimento quando se entra no primeiro dia dos dias sem ninguém.»
O romancista português António Lobo Antunes completa : "Se me perguntasses o que sinto teria dificuldades em responder. Fisicamente é uma espécie de lassidão, de desinteresse, de cansaço como antes da gripe ou de outra doença qualquer, como antes da morte. As pernas doem-me, pesadas, a pele tornou-se mais atenta ao frio e ao calor, à dureza ou à rigidez das coisas. Não me apetece nada, acho-me desconfortável por estar quieto mas achar-me-ia mais desconfortável se me movesse. Fico assim sentado, a olhar em frente, sem desejos, sem vontades, oco. Nem sequer estou triste. Apenas passividade e indiferença.» 

Estes são realmente pensamentos
de todo homem em qualquer tempo e lugar,
não são originais meus;
e se não são de vós tanto quanto meus
não querem dizer nada
ou quase nada;
e se não são a pergunta
e a resposta à pergunta,
não significam nada;
e se eles não se colocam tão perto
quão distantes parecem,
não valem nada…
What Whitman , Folhas de Relva

Sem comentários:

Enviar um comentário