quarta-feira, 23 de junho de 2021

Parabéns, Lana...

Lana
        
          La vie est un défi à relever, un bonheur à mériter, une aventure à tenter.

Madre Teresa

On ne voit bien qu'avec le coeur. L'essentiel est invisible pour les yeux.                                                                Antoine De Saint-Exupéry

Nasceu há um ano. Ficou isolada com a mãe. Era tempo de pandemia. Vimo-la apenas dias depois, em casa, já embrulhada nos lençóis do berço. Um ser pequenino ,ali , à nossa espera. Como todos os recém-nascidos, o mundo era-lhe estranho. Nem o sabia. E nós, seres desse mundo,  também não sabíamos lidar com esta peste que nos tolhia. 
Como chegar junto deste novo ser, de rosto alterado por uma máscara?! Como abraçá-lo ?! Como beijá-lo?! Como mostrar os afectos?! Como inaugurar a nossa história ?! Eram tempos difíceis, sem explicação, sem remissão. 
A vida é um desafio a enfrentar,  a construir. E esta menina mostrou como é possível nascer em tempos adversos e ser feliz. E deixou-se amar,  olhando-nos do fundo do mar dos seus olhos. De um azul límpido, profundos e observadores , passou a reconhecer quem a queria. E se ao princípio apenas nos via , descobriu, com o rodar dos dias,  o sorriso. E dá-los de todos os jeitos e formas: longos, sonoros , tímidos , silenciosos, ruidosos e festivos. É assim a Lana, a minha neta. Mima-me do alto do seu primeiro ano. Ensina-me que  basta  sentir com o coração . Descobre-me que não é o tempo que marca a vida, mas sim a vida que faz o tempo. Exige-me que  viva e a ame. Deixa-me a ternura de todos os dias. Permite-me a felicidade de ser a sua avó. 
Obrigada,  Lana. O futuro será o que tu quiseres.

3 comentários:

  1. ACRÓSTICO

    Louvor à vida és tu, flor e carinho
    Amor que se alimenta da esperança
    Nenhuma pedra há de haver em teu caminho
    Apenas luz nos teus passos de criança

    Manoel de Andrade

    ResponderEliminar
  2. A Lana , de sorriso luminoso e festivo, agradece ao poeta. Que cante sempre bem alto, poeta , para encher os corações.
    Bem-haja.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns à Lana e aos seus ascendentes.

    ResponderEliminar