domingo, 27 de dezembro de 2020

Ao Domingo Há Música

O Sol já se escondeu...
Precisamente quando, 
feliz,
eu desatei a cantar.
(Só por feliz eu cantei.)

Agora quero acabar,
que já me dói a garganta,
mas vou ainda cantando,
temendo
dar por mim de novo triste
assim que esteja calado.
(...Como se a minha Alegria
nascesse de eu ter cantado.)
Sebastião da Gama, in "Serra-Mãe", Edições Ática, Abril de 1968, p.61

Há um provérbio popular que diz que Quem canta seu mal espanta. Nem sempre se espanta qualquer mal, mas cantar faz bem à alma. E, quando a voz e a melodia são de encantar, não há quem lhes fique indiferente. A Música desata nós , abre corações e sugere o caminho para a redenção .
Havasi , o pianista-compositor , no texto introdutório ao seu projecto "Voices of Change",  afirma : "Durante as nossas vidas, continuamos sempre a crescer e aprender com aquilo por que passamos. Aprendemos continuamente uns com os outros através das influências que nos afectam e, claro, com nossas próprias acções.
Alguns mudam por meio da religião, outros ajudando as pessoas e outros ainda pela força positiva da música. O que importa é a mudança positiva em si, não a maneira como cada um a consegue.
Voices Of Change diz que, embora nasçamos em continentes diferentes, falamos a mesma língua no fundo de nossos corações. E essa linguagem comum é a linguagem da Música. " 
Voices Of Change é um dos maiores empreendimentos artísticos do HAVASI:   o mundo musical especial do pianista-compositor está envolvido em mais uma fusão, desta vez com a melodia de Amazing Grace e a cultura gospel americana.  Ao tentar fundir o tom do Amazing Grace e a cultura do Gospel Americano, Havasi coloca o grandioso movimento de uma das canções sagradas cristãs mais famosas de todos os tempos ,no contexto sinfónico e mundial da sua  música.
HAVASI , em Voices of Change , com o Harlem Gospel Choir e Gigi Radics.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário