domingo, 20 de dezembro de 2020

Ao Domingo Há Música

Io ti penso amore
Quando il bagliore del sole risplende sul mare
Io ti penso amore
Quando ogni raggio della luna si dipinge sulle fonti 

Io ti vedo
Quando sulle vie lontane
Si solleva la polvere 
Quando per lo stretto sentiero trema il viandante
Nella notte profonda 
Nella notte profonda

Io ti sento amore 
Quando col cupo suono si muovono le onde 
Nel placido boschetto caro
Spesso ad ascoltare seduto alla luce

Io sono con te 
Anche se tu sei lontano
Sei vicino a me
Anche se tu sei lontano 
O fossi qui 
O fossi qui 

"Ser sábio e amar / excede o poder dos homens " , escreveu Shakespeare, em Troilus and Cressida. Todos os grandes bardos se socorreram do amor. A Literatura é atravessada por múltiplos filamentos de grandes amores. Muitos apenas platónicos ou cerebrais. Outros vernaculamente carnais , passionais. E alguns que passam para lá do possível : o sublime. Feito de assombro, de sedução, de paixão , de carinho, amor  é  uma dor que desatina sem doer, um querer a sangue e fogo,   um fogo que arde sem se ver , dado de graça,  semeado no vento. Essa teia de seda que a garganta tece. 
Amor é primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.!…
Tal como a música,  o amor não tem fronteiras. Em todas as ruas encontro, em todas as ruas o perco. E Ah! podem voar mundos, morrer astros, Que Amor  é como Deus: princípio e fim!

Io Ti Penso Amore, interpretada pelo violinista David Garrett  e pela magnífica voz da cantora Nicole Scherzinger, é uma bela canção, um grito de  amor .
Com a melodia do  segundo movimento do Concerto para violino  N° 4, de Niccolò Paganini e  a letra do poema de Johann Wolfgang von Goethe "Ich denke dein", traduzida para  italiano, David Garret montou  esta belíssima ária para o filme The Devil’s Violinist .
Niccolò Paganini (Génova, 27 de Outubro de 1782 — Nice, 27 de Maio de 1840)  foi um compositor e um virtuoso violinista italiano de tão grande talento que era conhecido como “The Devil’s Violinist". 
Esta canção integra o  Álbum Caprice (2014), de David Garret.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário