quarta-feira, 26 de junho de 2019

Nos Glaciares da Patagónia Argentina






Num dia quente , do mês de Dezembro de 2018, deixámos a cidade de Calafate , na Patagónia argentina, em direcção ao  Parque Nacional dos Glaciares.  
O Parque está situado a Sudoeste da Província de Santa Cruz, a   80 km de Calafate. Tem uma superfície de 726.927 hectares e, desde 1981, é Património Mundial da UNESCO.
Quando foi criado,  tinha como objectivo preservar uma extensa parte  da Cordilheira Austral que alberga grandes áreas  de glaciares, bosque andino-patagónico  e  de estepe patagónica subandina.
O Parque Nacional Los Glaciares é  a maior reserva do Sistema Nacional de Áreas Protegidas Argentinas. 
No Parque, estão vários glaciares de extraordinárias dimensões  tais como o Glaciar Perito Moreno , o Glaciar Upsala , o Glaciar Viedma , o Glaciar Spegazzini.
Iniciamos a visita aos Glaciares  com  a visão do deslumbrante Glaciar Perito Moreno. À medida  que navegávamos pelos lagos dos Glaciares, o calor da cidade  desaparecia, fazendo esquecer que era ,então, a estação do tempo estival. Aí , o frio tomava-nos, mas a beleza da paisagem aquecia o coração e enchia de deslumbramento o olhar. Perante nós, a natureza desvendava, na sua forma primeva , gigantescas montanhas de gelo, autênticos colossos  a perder de vista, para  sobranceira nos dizer da nossa pequenez e da nossa leviandade ao intentarmos senhorear o mundo. Majestosa, de  uma beleza alva e única, aspergia sedução que nos  fazia render, em vassalagem imediata e consentida. Era o espectáculo inesperado, o avistamento de um mundo que nos escapara e que se revelava a cada milha sulcada.
Outros dias se seguiram para um completo enamoramento desta maravilhosa região do mundo sul americano ,  que é mantida em harmonia e sustentabilidade pelo povo argentino. 
Para nosso deleite e  para memória de um tempo fruído, registámos   imagens  do Glaciar Perito Moreno e dos glaciares Seco, Heim , Spegazzini , Upsala e Bertracchi . Apresentam-se alguns desses registos. 













































Sem comentários:

Enviar um comentário