quinta-feira, 20 de junho de 2019

Eventos Literários e Culturais

Ciclo de Homenagem a Jorge de Sena pela APE
"Para homenagear Jorge de Sena, o poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta, crítico e professor universitário, nascido em Novembro de 1919, foi organizado o ciclo "Sinais de Sena", coordenado pelo escritor Luís Machado, que se iniciou a 18 deste mês de Junho, com um debate, pelas 18h00, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa.
Esta sessão, subordinada ao tema "O Livro e o Filme", contou com a participação de José Manuel Mendes, presidente da APE, do coordenador do ciclo, Luís Machado, e do cineasta Luís Filipe Rocha, que dirigiu o filme "Sinais de Fogo", a partir do romance, e o documentário "Sinais de Sena", sobre o escritor.
A este debate, seguiu-se a projecção da longa-metragem sobre o romance do escritor, protagonizada por Diogo Infante, realizada em 1995 por Luís Filipe Rocha.
A encerrar o programa deste ciclo, terá lugar, no dia 25 de Junho, também às 18h00, na Livraria Barata, a mesa-redonda "Jorge de Sena: O Poeta e o Ficcionista" que reúne Fernando J. B. Martinho, escritor e um dos estudiosos da obra de Jorge de Sena, José Manuel Mendes, Luís Machado e Teresa Carvalho, investigadora da obra do escritor.
Considerado um nome maior da literatura portuguesa, Jorge de Sena nasceu em Lisboa, em 1919, e morreu em Santa Bárbara - Califórnia, em 1978, onde se fixara.
Com uma obra vasta e multifacetada, o autor de "Quarenta Anos de Servidão" e "O Reino da Estupidez" foi reconhecido como uma das mais destacadas figuras da cultura portuguesa do século XX. "
O Prémio Acesso Cultura 2019
O Prémio Acesso Cultura 2019 - Acesso Integrado, que abrange as vertentes física, social e intelectual, foi ontem atribuído ao Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, revelou à agência Lusa a Acesso Cultura - Associação Cultural.
Festival Jazz no Barreiro
"O festival Jazz no Parque vai reunir os músicos Bobo Stenson, Jakob Bro, Mário Laginha, Ricardo Toscano e Alexandre Frazão, no Parque da Cidade do Barreiro, nos dias 28, 29 e 30 de Junho, anunciou hoje o município.
A primeira edição do Jazz no Parque, organizado pela Câmara Municipal do Barreiro, no distrito de Setúbal, em parceria com a Escola de Jazz do Barreiro, reúne "concertos de grandes figuras que se destacam no jazz mundial", lê-se no comunicado hoje divulgado."RTP
Casa do Cinema Manoel de Oliveira
"Há muito esperada, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira vai ser inaugurada na próxima segunda-feira. A obra foi projectada por Álvaro Siza Vieira e nasceu na Fundação de Serralves, no Porto."RTP

Festival Literário Disquiet
"Mais de uma centena de escritores norte-americanos vão reunir-se em Lisboa, a partir de dia 23 de Junho, para participarem no programa literário Disquiet, que se estenderá depois aos Açores, numa iniciativa do Centro Nacional de Cultura (CNC).
Ao todo, são 110 escritores norte-americanos que, entre 23 de Junho e 5 de Julho, participam numa Universidade de Verão, com frequência de `workshops` e sessões com personalidades da cultura lusófona, em mais uma edição deste programa literário internacional, organizado em colaboração com a editora norte-americana independente Dzanc Books, baseada no Michigan, anunciou o CNC.
O projecto tem como principais objectivos aprofundar o conhecimento entre escritores norte-americanos e lusófonos e divulgar a obra destes artistas para além das suas habituais fronteiras.
Michael Cunningham, Jenny Offill, David Leavitt, Camille Bordas, Erica Dawson, Sally Wen Mao e Justin Torres são alguns dos autores norte-americanos convidados para coordenar os `workshops` e participar nas sessões previstas no programa, que contam também com a presença de escritores portugueses como Teolinda Gersão, Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo, José Luís Peixoto, Djaimilia Pereira de Almeida ou Gonçalo M. Tavares.
Sendo o festival Desquite dedicado à memória do poeta português Alberto de Lacerda, todos os anos inclui uma homenagem especial ao autor, nesta edição a cargo dos escritores e poetas Nuno Brito, Tatiana Faia, Pedro Mexia e Inês Fonseca Santos, que participam num painel sobre poesia portuguesa contemporânea.
O escritor Richard Zenith terá duas intervenções, uma na Livraria Ferin e outra na Livraria-Bar Menina e Moça, em que fará leituras e responderá a questões relacionadas com Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner, respetivamente.
O autor norte-americano Michael Cunningham - vencedor do prémio Pulitzer para ficção em 1999 pelo seu romance "As Horas" -, que está desde Maio a participar numa residência literária em Cascais, tem prevista uma sessão de leituras e de perguntas e respostas, a ter lugar na Casa das Histórias Paula Rego.
Está prevista ainda uma sessão com o musicólogo Rui Vieira Nery sobre a história do Fado, um passeio pela "Lisboa literária", que percorre roteiros traçados por escritores portugueses, bem como um painel sobre edição, cuja convidada interveniente é a escritora e ilustradora norte-americana Emily Nemens, actual editora da revista literária "The Paris Review".
As instalações do Centro Nacional de Cultura, o Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Fundação José Saramago, o Museu do Fado e o Grémio Literário são os outros espaços onde decorrerão as iniciativas, além das já referidas Casa das Histórias Paula Rego e livrarias Ferin e Menina e Moça.
Findo o programa de Lisboa, parte destes escritores segue para os Açores, onde frequentará uma semana de residência literária na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, entre 07 e 15 de Julho, uma experiência iniciada em 2017 e que se tem prolongado.
Intitulada (DIS)QUIET AÇORES, esta residência proporciona a alguns destes escritores a oportunidade de conhecer, de se encontrar e escrever, aproveitando a experiência que viveram durante o programa no continente e em contraponto com esta.
No contexto desta residência, embora seja dada prioridade ao tempo de escrita, serão promovidas sessões de leitura, não só dos escritores participantes na residência, mas também de escritores açorianos.
Apesar de ainda não haver programa detalhado para os Açores, está definido que o grupo trabalhará no Jardim José do Canto e que as sessões de leitura terão lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e na livraria SolMar.
Esta é a 9.ª edição de uma iniciativa, lançada pela Dzanc Books, que partiu do pressuposto de que "a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspectivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam".
O CNC está associado a este projecto desde o seu início, em 2011, contando com oito edições, pelas quais já passaram mais de setecentos escritores norte-americanos. "CNC
Festival de Cinema Argentino com quinta edição em Lisboa e em estreia no Porto
"O Festival de Cinema Argentino (AR) está de volta para a quinta edição no Cinema São Jorge, em Lisboa, de quinta-feira a domingo, no ano em que se estreia no Porto de 28 a 30 de Junho.
O festival "AR" programa este ano um total de "quinze filmes recentes, quase todos inéditos em Portugal", pode ler-se na apresentação, em mais um programa dedicado "ao novo cinema argentino", desta vez com foco em personagens marginalizadas.
"Vamos descobrir relatos profundos povoados por personagens que habitam as margens sem nunca estar à margem. Uma curadoria do quotidiano onde o que parece residual é `material` e que revela de forma incisiva várias questões políticas, económicas e sociais", afirma a organização, a cargo da Vaivém Associação Cultural.
A linha de programação, adiantam os organizadores, seguiu as "marcas da poética do cinema argentino contemporâneo", da estética às preocupações, com seis ficções, cinco documentários e quatro curtas-metragens.
Na quinta-feira, pelas 18h00, serão exibidas quatro curtas-metragens, seguindo-se, pelas 20h00, "Casa del Teatro", um documentário de 2018 de Hernán Rosselli, que filmou durante anos a Casa do Teatro de Buenos Aires, um lar para artistas em dificuldade, onde descobriu Oscar Brizuela, a recuperar de um AVC.
"Mujer Nómade", de Martín Farina, é o filme que se segue, num olhar sobre o encontro entre a filósofa Esther Díaz e o realizador, em sessão marcada para as 22h00.
Na sexta-feira, serão exibidos "Te Quiero Tanto Que No Sé", de Lautaro García Candela, "El Motoarrebatador", de Agustín Toscano", e, pelas 22h00, a "fábula amoral da pós-modernidade" construída por Inés María Barrionuevo, sobre uma actriz e a filha que passam um inverno na província de Córdoba.
No sábado, o dia abre com "Juntas", de Laura Martínez Duque e Nadina Marquisio, sobre o primeiro casal homossexual a casar-se na América Latina, contando também com "Teatro de Guerra", num filme em que veteranos argentinos e ingleses da guerra das Malvinas, em 1982, reconstroem as suas memórias, e "El Día Que Resistia", de Alessia Chiesa.
Para fechar estará "La Película Infinita", de Leandro Listorti, já depois de "Introduzione All`Oscuro", de Gastón Solnicki, e "Malambo, el hombre bueno", um filme de Santiago Loza sobre Gaspar, um bailarino prestes a participar num campeonato de dança malambo que funciona como um "ensaio sobre a condição humana".
O evento chega pela primeira vez ao Porto, com três dias no Cinema Trindade que arrancam com a sessão de abertura, "La Película Infinita", de Leandro Listorti, pelas 20h00 de dia 28, já depois de "Mujer Nómade", pelas 18h00.
O encerramento, no dia 30, cabe a "Introduzione All`oscuro", de Gastón Solnicki, o "retrato de um protagonista ausente", o antigo director da Viennale Hans Hurch, que conta com fotografia do português Rui Poças, num total de nove filmes exibidos na sala portuense.
Com direcção artística de Maria João Machado, o Festival de Cinema Argentino é organizado pela Vaivém, uma associação dedicada ao cinema, fundada em 2013, tendo sede em Lisboa e Buenos Aires, com o objectivo "de pôr em circulação e dar visibilidade" ao novo cinema da Argentina."Agência Lusa
Milton Nascimento traz a Portugal um novo espectáculo onde revisita as canções do disco "Clube da Esquina", um trabalho que marcou a década de 1970 e que chega agora aos Coliseus de Lisboa e Porto.

Banda Juvenil Guilherme Cossoul© Vitorino Coragem

Fundação Calouste Gulbenkian

INCLUSÃO SOCIAL

Banda Juvenil Guilherme Cossoul

 

Domingo, 30 Jun, 18:00, Anfiteatro ao Ar Livre, Entrada livre


Neste concerto será apresentado o trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos três anos, com os “Novos alunos d@ Guilherme Cossoul”, um projecto PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, promovido pela Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Além da Banda, participam no espectáculo o Coro Infantil de Marvila, o Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior de Arroios, Catarina Braga e Gustavo Sequeira.
SABER MAIS

TEMPORADA 19 / 20

Venda de bilhetes

 

 

Entre 25 e 27 de Junho, ainda se pode tornar assinante, acedendo à bilheteira online. Depois, abre a época de compra e venda de bilhetes avulsos (de 27 de Junho a 2 de Julho por correspondência; após 23 de Julho na bilheteira online ou ao balcão).

EDIFÍCIO SEDE

Calouste: uma vida, não uma exposição

 

Até 31 Dezembro, Edifício Sede, Entrada livre

Sem comentários:

Enviar um comentário