terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Um canto para 2013

" Musa "

Musa ensina-me o canto
Venerável e antigo
O canto para todos
Por todos entendido

Musa ensina-me o canto
O justo irmão das coisas
Incendiador da noite
E na tarde secreto

Musa ensina-me o canto
Em que eu mesma regresso
Sem demora e sem pressa
Tornada planta ou pedra

Ou tornada parede
Da casa primitiva
Ou tornada o murmúrio
Do mar que a cercava

(Eu me lembro do chão
De madeira lavada
E do seu perfume
Que me atravessava)

Musa ensina-me o canto
Onde o mar respira
Coberto de brilhos
Musa ensina-me o canto
Da janela quadrada
E do quarto branco

Que eu possa dizer como
A tarde ali tocava
Na mesa e na porta
No espelho e no copo
E como os rodeava

Pois o tempo me corta
O tempo me divide
O tempo me atravessa
E me separa viva
Do chão e da parede
Da casa primitiva

Musa ensina-me o canto
Venerável e antigo
Para prender o brilho
Dessa manhã polida

Que poisava na duna
Docemente os seus dedos
E caiava as paredes
Da casa limpa e branca

Musa ensina-me o canto
Que me corta a garganta
Sophia de Mello Breyner Andresen, in  " Livro Sexto"1962, Lisboa: Moraes Editores

2013 está aí.  Iniciá-lo com "Messiah- Hallelujah" de Handel numa excelente interpretação da Orquestra Johann Strauss e do Harlem Gospel Choir dirigidos por  André Rieu, talvez seja a  forma justa de saudar o novo ano.  Que a Musa nos faça aprender o canto venerável e antigo para prender o brilho de todas as manhãs polidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário