sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Os mais inteligentes do mundo


           Rick Rosner (guionista de televisão), Kim Ung-Yong (físico e engenheiro civil) e Judit Polgár (jogadora de xadrez e a única mulher na lista)
As dez personalidades vivas mais inteligentes do mundo
"A organização Super Scholar criou uma lista com as dez pessoas que têm um maior coeficiente intelectual (QI) do mundo. Da lista fazem parte apenas personalidades conhecidas e vivas, entre elas, o cientista Stephen Hawking, o empresário co-fundador de Microsoft Paul Allen ou o actor James Woods.
Os especialistas indicam que valorizar a inteligência de uma pessoa é uma questão subjectiva pois pode ter-se tanto em conta o QI como as realizações ao longo da vida. Por isso, a lista não tem uma ordem específica.
Stephen Hawking, com 160 de QI, tem mais de 14 prémios recebidos e sete livros escritos. Para os especialistas que elaboraram a lista, Hawking “fez-se a si próprio” e conseguiu “que a sociedade entendesse o Universo”.O físico e engenheiro civil Kim Ung-Yong é reconhecido no Livro de Records do Guinness como a pessoa com um QI mais elevado (210). Ung-Yong foi um menino prodígio que começou a falar aos seis meses e aos três já compreendia, além da sua língua materna, japonês, inglês e alemão.Com esta idade, foi aluno convidado do curso de Física da Universidade de Hanyang e começou a resolver cálculos integrais e diferenciais. O seu curriculum levou-o à NASA (com oito anos) e aos 16 tinha o doutoramento em Física pela Universidade do Colorado (EUA).
Apesar de constar no Guiness como pessoa com QI mais elevado, é superado por outras (que não estão no Livro mas estão nesta lista), como o físico Cristopher Hirata (225 QI), que aos 14 anos já trabalhava na Caltech ou o matemático nascido na Austrália, em 1975, Terrence Tao (230 IQ), actualmente a trabalhar na Universidade da Califórnia em Los Angeles.O co-fundador de Microsoft, Paul Allen, com 170 de QI também marca presença. Além de ser uma das pessoas mais inteligentes é também uma das mais ricas do mundo.Entre estas figuras do universo da ciência e da tecnologia está um alien: Rick Rosner. Com 192 de QI, o norte-americano tem-se dedicado a trabalhos que a Super Scholar denomina como 'não inteligentes'. É argumentista de programas de televisão e antes trabalhou como porteiro, stripper, empregado de mesa e modelo.
Outra das pessoas mais inteligentes é o jogador de xadrez nascido na ex-República Socialista Soviética do Azerbaijão Garry Kasparov (QI de 190). Além se ser considerado o melhor jogador do mundo (foi o que se manteve mais tempo no número 1 do ranking mundial) é também conhecido como activista político anti-Putin (o que já o levou ao cárcere), tendo mesmo chegado a candidatar-se à presidência da Rússia.
A lista inclui também o actor James Woods (180), vencedor de três Emmy e candidato a dois Oscar e o matemático Andrew Wiles (170), que resolveu o teorema de Fermat, considerado por muitos como o problema matemático mais difícil do mundo. A menina prodígio do xadrez Judit Polgár (170), da Hungria, que, em 1991, com apenas 15 anos, obteve o título de Grandmaster, é a única mulher na lista.
Os especialistas que levaram a cabo este estudo explicam que, actualmente, 50 por cento dos habitantes da Terra tem pontuações de QI entre os 90 e os 110 (o normal). Apenas 2,5 tem valores inferiores a 70 e também apenas 2,5 tem um QI superior a 130. Apenas 0,5 da população tem mais de 140 de QI, os considerados génios." In " CiênciaHoje", 22/01/2013
A lista pode ser consultada aqui: http://www.superscholar.org/smartest-people/

Sem comentários:

Enviar um comentário