quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Notícias do mundo das Letras

Maria Teresa Horta ganha Prémio D. Dinis 2011
O Prémio Literário D. Dinis foi atribuído por unanimidade à escritora Maria Teresa Horta pelo romance «As Luzes de Leonor», disse hoje à agência Lusa fonte ligada à organização do galardão.
Instituído em 1980 pela Fundação Casa de Mateus, em Vila Real, o galardão é atribuído a uma obra literária - de poesia, ensaio ou ficção - publicada no ano anterior ao da atribuição do prémio.
O júri desta edição foi composto pelos escritores Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral.
"As Luzes de Leonor", obra lançada em 2011 pela D. Quixote, é um romance sobre a vida da marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre (1750-1839), neta dos marqueses de Távora, uma mulher que se destacou na história literária e política de Portugal num período denominado por "século das luzes".
Maria Teresa Horta seguiu a biografia de Leonor de Lorena, sua avó em quinto grau, autora de uma vasta obra poética, parte dela ainda publicada em vida.
Nascida em 1937, em Lisboa, Maria Teresa Horta estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi jornalista e activista do Movimento Feminista de Portugal juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, com quem escreveu o livro "Novas Cartas Portuguesas". Teresa Horta também fez parte do grupo Poesia 61.
"Amor Habitado" (1963), "Ana" (1974) e "O Destino" (1997) contam-se entre mais de duas dezenas de obras publicadas.
Em 2010, o Prémio D. Dinis tinha sido atribuído a João Barrento pelo livro "O Género Intranquilo. Anatomia do Ensaio e do Fragmento".
Desde a criação do galardão, foram distinguidos, entre outros, os escritores Agustina Bessa Luís, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen e os historiadores Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos.
A Fundação Casa de Mateus foi instituída em 1970 com o objectivo de conservar e divulgar o seu património e arquivo e desenvolver actividades culturais, científicas e pedagógicas nas quais se inserem a atribuição do Prémio D. Dinis.(Fonte Público e RTP)
Ciclo de conferências Fernando Pessoa
Fernando Pessoa: Filosofia, Religião e Ciências do Psiquismo Humano (4ª Sessão)
A quarta sessão do ciclo de conferências Fernando Pessoa: Filosofia, Religião e Ciências do Psiquismo Humano ocorrerá no dia 11 de Janeiro na Casa Fernando Pessoa. A sessão tem início às 18h30 e contará com a seguinte programação: Nuno Venturinha, Para uma edição completa da obra de Pessoa: o caso Wittgenstein; Maria do Céu Estibeira, O Exoterismo e as Ciências Ocultas na Biblioteca Pessoana. No final da sessão será também apresentado o livro Linguagem e Valor: Entre o Tratactus e as Investigações, organizado por Nuno Venturinha. Organização: Paulo Borges, Nuno Ribeiro e Cláudia Souza.

Editora Pedra Angular
Amanhã, ao final da tarde, na Assírio & Alvim Livros, a loja da editora em pleno Chiado (mais concretamente no discreto Pátio do Siza, com entrada pela Rua do Carmo e pela Rua Garrett) decorre o lançamento do primeiro livro da nova editora de José Tolentino Mendonça, a Pedra Angular. Deus vem a Público é um conjunto de entrevistas de António Marujo que ajudam a reflectir sobre a relação com a religiosidade, sob o olhar de diferentes crenças e posturas.OML

Da Política e da Escrita
Almeida Santos novamente na Assembleia da República para Elogios e Retratos.

Les 20 meilleurs livres de l’ année 2011

Roman, essai, bande dessinée, biographie...: voici, parmi toutes les nouveautés de l'année 2011, les livres préférés de la rédaction de Lire. La liste a été dévoilée le 29 novembre dans les galeries du Grand Palais. Partenaire de la cérémonie, la société Parker a remis une parure de stylos à chaque lauréat.
L'héroïne d'Une femme fuyant l'annonce a perdu son fils dans la guerre israélo-palestinienne. De même que David Grossman
*Le Meilleur livre de l'année 2011: "Une femme fuyant l'annonce", de David Grossman*
Le meilleur roman français 2011:" Kampuchéa", de Patrick Deville (Seuil)
*Le meilleur premier roman français 2011: Après avoir remporté le Goncourt, "L'art français de la guerre", d'Alexis Jenni (Gallimard) a été élu meilleur premier roman français 2011 par la rédaction du magazine Lire.
*Le meilleur polar français 2011: "Guerre sale, de Dominique Sylvain" (Viviane Hamy)
*La découverte France 2011:
Ward (Ier et IIe siècles), de Frédéric Werst (Seuil)
*Le meilleur roman étranger 2011: "La vie très privée" de Mr Sim, de Jonathan Coe
*Le meilleur polar étranger 2011: "Tijuana Straits", de Kem Nunn

*La découverte Etranger 2011: "Les privilèges", de Jonathan Dee
*Le meilleur livre d'histoire 2011: "Trotski", de Robert Service
( Pour voir + consultez LIRE)

1 comentário:

  1. ... - Maria Teresa Horta, o resultado surpreendente de uma longa investigação, em "As Luzes de Leonor", no enaltecimento de um Mulher notável na sua própria época, mas esquecida pela natural lei da morte corporal...
    - Fernando Pessoa!... O que este Homem ainda guarda para nos revelar, 76 anos após o seu desaparecimento!... Mais lerá quem mais viver.
    - O sacerdote, poeta, escritor e editor José Tolentino Mendonça nas múltiplas formas de nos mostrar Deus através do pensamento...
    - António A. Santos, aquele amigo certo, português de oiro, companheiro de tão longa jornada, que nunca "faltou à chamada", em mais uma obra da sua pena, "Elogios e Retratos"... Em Outubro passado, revivemos os dois um outro tempo passado... em conversa emotiva e confortante, no nosso último encontro no Outubro que findou, no Hotel Polana, em Maputo, aquando a nossa estadia aí... E sobretudo o seu profundo amor a Moçambique e a Portugal.
    - Tudo escolhas certas e oportunas num tempo incerto!... V. P.

    ResponderEliminar