domingo, 20 de março de 2011

Música do Espaço para este Domingo

 A maior Lua Cheia dos últimos 18 anos
" A formação da Lua terá ocorrido há 4,5 mil milhões de anos, resultado do impacto de um corpo celeste na Terra. A Lua estabiliza a inclinação do eixo da Terra. Sem ela, o planeta teria alterações climáticas mais bruscas. A gravidade lunar tem influência nas grandes massas líquidas da Terra, provocando as diferentes marés.
O satélite natural da Terra atinge o ponto mais próximo do planeta, o perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), passando a 356 577 quilómetros, quatro mil quilómetros mais perto do que é habitual.Ocasionalmente, uma Lua Cheia coincide com o perigeu, e com isso pode apresentar-se até 30 por cento mais brilhante do que uma Lua Cheia no apogeu. Também fica significativamente maior, graças a um efeito óptico notável, produzido sempre que está baixa no horizonte. É a chamada super-Lua, que teve o seu ponto máximo ao entardecer do dia de Sábado, ontem. Essa proximidade da Lua pode aumentar um pouco as marés, mas os especialistas garantem que não há razão para preocupação: as variações serão de apenas alguns centímetros a mais do que o normal, não desencadeando desastres naturais como algumas teses sustentam. Mas os fenómenos astronómicos deste fim-de-semana não se ficam por aqui:hoje,Domingo, às 23h21, há o equinócio da Primavera, dia que marca a mudança da estação e em que o dia e a noite têm exactamente a mesma duração.Mas esta coincidência temporal não tem qualquer consequência a não ser atrasar o domingo de Páscoa, data que, apesar de católica, é calculada em função da astronomia: celebra-se no primeiro domingo a seguir à primeira Lua Cheia após o equinócio da Primavera (no hemisfério norte, Outono no hemisfério sul).Uma vez que este ano há uma Lua Cheia imediatamente antes do equinócio, há que esperar pela próxima Lua Cheia e pelo domingo que se segue. Estes cálculos dizem que a Páscoa pode celebrar-se entre 22 de Março e 25 de Abril".Adaptação do artigo de Mário Gil,in CM

'The Reaktor Song' e " Space Generic"

Com um fim de semana também  virado para o espaço, a música para este Domingo tinha de traduzir os sons que o preenchem. Assim, para que possamos viajar de galáxia em galáxia,  na senda do nosso paraíso celestial ficam estas notáveis melodias legendadas por imagens da ESA(European Space Agency) e de astrónomos amadores.



"The Reaktor Song" foi composta pela banda alemã "Eclipse Sol-Air". As imagens acompanham a música, pelo que o violino e o piano invocam os tempos pioneiros da História Europeia espacial, os baixos e a bateria captam a excitação dos tempos hodiernos provocada pela moderna e avançada tecnologia espacial.
"Space Generic" é um hino de Stephane Eliot ao nosso admirável Universo com imagens muito belas captadas por  astrónomos amadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário